Conheça os benefícios da escarola e dicas sobre como colocar na dieta

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Escarola

Talvez a escarola seja uma das verduras mais comuns em nossa alimentação. Isso porque ela figura nos pratos e lanches mais corriqueiros de nossa rotina, até mesmo em pizzas e pastéis.

A “tabela nutricional” dela não faz feio. Ela é rica em vitaminas A, C além das que compõem o complexo B. Tem também valores significativos de cálcio, ferro, potássio, fósforo, magnésio, selênio, zinco e fibras.

Dentre os muitos benefícios para a nossa saúde estão o auxílio da recuperação muscular, fortalecimento dos ossos, além de ajudar a regular a pressão arterial. Vem com a gente para saber tudo sobre a escarola, seus benefícios, além das diferenças para outras verduras.

A diferença da chicória para a escarola 

Ao mesmo tempo em que é muito difícil diferenciar a escarola da chicória, é um tanto quanto fácil. Calma que eu explico. A escarola é apenas um tipo de chicória, dentre os vários existentes.

Pensando na “prima”, a principal diferença diz respeito ao tipo da folha. Enquanto a verdura tema desse texto tem folhas mais lisas e compridas, as chicórias são mais crispadas.

Apesar de, visualmente, ambas serem bem parecidas com a alface, o gosto delas é mais puxado para o amargo e possuem uma textura mais rígida.

De amargo, já basta a vida 

Nem todo mundo gosta tanto assim do sabor mais amargo tradicional da escarola. Mas, calma, para tudo há uma solução nessa vida, inclusive para comer a verdura sem seu amargor.

O primeiro passo para aliviar esse sabor é lavá-la em água corrente. Picar em pedaços pequenos também ajuda, pois as substâncias responsáveis pelo  gosto amargo serão removidas.

Você também pode, depois de lavar e picar a verdura, colocá-la em imersão em uma xícara de água com suco de limão por dois minutos. Ao fim do tempo, você deve escorrer o líquido e pode seguir com o preparo como preferir.

Na hora de fazer o refogado, evite mexer. Ao fazê-lo, você pode acabar liberando as substâncias que causam o gosto amargo e intensificando o sabor da escarola.

Os benefícios da escarola 

Intestino em dia 

Não é só você que fica bem nutrido ao colocar essa verdura em sua dieta, as bactérias boas do seu intestino também. Devido à presença da inulina, uma fibra solúvel, esses microorganismo também “se alimentam bem”.

Esse combo regula o intestino e intensifica a absorção de minerais como cálcio, ferro e magnésio, além de prevenir o câncer de cólon.

Observação interessante: é a inulina também a responsável pelo gosto amargo da escarola.

Salada sempre aliada do emagrecimento 

A perda de peso é outro benefício que consta no “currículo” da hortaliça. Isso porque, além das fibras, ela tem uma baixa quantidade de calorias. Uma porção generosa, de 100 gramas, tem apenas 17 calorias, quase nada!

Então, ela é perfeita para o combo saciedade sem peso na consciência.

Abaixa o colesterol ruim 

A inulina faz tudo mesmo. Ela também é a responsável por eliminar gordura do organismo por meio das fezes, o que ajuda a diminuir o colesterol ruim.

Aliada das futuras mamães 

Só essa verdura já fornece 30% das necessidades diárias de um adulto quando o assunto é o ácido fólico. Para que entenda, em uma porção de 100g, 119 mcg do nutriente estarão presentes.

Como esse ácido é muito importante para a formação do DNA e do conteúdo genético das células, ele é imprescindível para as grávidas. E esses não são os únicos benefícios da hortaliça para o feto. Ela também ajuda nos sistemas vascular e imune, além de atuar na saúde cerebral.

Pressão arterial controlada 

O coração morre de amores por esse alimento. Com altos níveis de potássio e antioxidantes, ele ajuda a controlar a pressão arterial, além de reduzir a ação dos radicais livres.

Ossos mais fortes 

Com o passar dos anos, é natural que nossos ossos se tornem um pouco mais fracos, principalmente nas mulheres, que costumam sofrer mais com a osteoporose. É aí que a escarola deve pintar no seu prato. Rica em cálcio, carotenoide, compostos bioativos, fenólicos e ferro, ela é uma refeição de milhões para uma estrutura óssea fortalecida.

Pronto pra outra 

Já pensou em colocar a escarola na sua dieta pós-treino? Pois saiba que essa é uma ótima opção para ajudar na recuperação muscular após os treinos.

Xô anemia 

Rica em sais minerais como o ferro, além de também ser uma ótima fonte de betacaroteno, a verdura é uma grande aliada quando o assunto é a formação de glóbulos vermelhos no sangue. É exatamente essa ação que previne a anemia. Além disso, tem vitamina C em sua composição, nutriente que facilita a absorção do ferro.

Imunidade nas alturas 

Olha a vitamina C aí de novo. Ela, aliada às demais vitaminas presentes na escarola, fortalece a imunidade e combate infeções oportunistas, como as gripes e resfriados.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress