Especializada em sistemas de armazenagem para indústrias, distribuidoras e varejistas, a Bertolini quer dobrar a participação do canal farma no faturamento, que totalizou R$ 750 milhões em 2021.
A empresa projeta crescer 15% este ano de olho no desempenho do segundo semestre, período que tradicionalmente registra maior demanda por sistemas de armazenagem. O setor farmacêutico responde atualmente por 10% do volume de negócios e o objetivo é aumentar para 20%.
“Nos últimos anos, detectamos um aumento na procura de distribuidoras de medicamentos e redes de farmácias, muito em função da capilaridade e da necessidade de ter CDs espalhados pelo país para aumentar a agilidade na entrega”, ressalta Francisco Luis Bertolini Neto, diretor de negócios da Bertolini.
Segundo o executivo, a área de sistema de armazenagem responde por 45% dos negócios do grupo, consumindo em torno de 6 mil toneladas de aço por mês.
Sistemas de armazenagem customizados para o setor
A Bertolini repaginou sua linha de produtos e incrementou os processos de automação no desenvolvimento de projetos customizados para pequenas e médias redes e distribuidoras, com 5 mil a 10 mil SKUs e que atendam em média até 2 mil pedidos por dia.
“Fazemos um estudo da base de dados dos clientes, coletando informações de curva ABC, e desenvolvemos um projeto específico de armazenagem e automação. Prevemos, inclusive, o quanto a empresa conseguirá entregar com a modernização desse processo. Foi o que ocorreu com os últimos projetos entregues no setor farmacêutico e de saúde, para a distribuidora Medchap e para a Unimed Natal”, explica o diretor.
Já para projetos de grande porte, a Bertolini trabalha em parceria com empresas de automação consolidadas no mercado. É o caso da Knapp. “Estamos realizando vários projetos em conjunto com grandes redes como Farmácias São João, Panvel e RaiaDrogasil”, acrescenta. Na indústria farmacêutica, atende companhias como Aché, Abbott, GSK e Eurofarma, entre outras.
Atendimento ininterrupto
A unidade fabril da Bertolini está localizada na cidade de Colatina (ES), com 27 mil m² de área construída. Já o escritório administrativo fica em Bento Gonçalves (RS), matriz do Grupo. “Acabamos de assegurar recursos em torno de R$ 20 milhões para aumentar nossa base instalada em 2023”, acrescenta Bertolini Neto.
Entre os produtos e serviços de maior destaque estão os porta paletes, drive in, cantilever, mezanino, dinâmico, push back, flow rack, bases móveis e estruturas autoportantes. A Bertolini disponibiliza também sistemas automatizados para movimentação de materiais como carro-satélite, transelevador, pistas e esteiras.
A empresa conta com uma prestação de serviço 24 horas por dia sete dias por semana tanto para a base instalada como para os softwares, com atendimento em até 20 minutos.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico