Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Bertolini quer ampliar sistemas de armazenagem no canal farma

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

sistemas de armazenagem

Especializada em sistemas de armazenagem para indústrias, distribuidoras e varejistas, a Bertolini quer dobrar a participação do canal farma no faturamento, que totalizou R$ 750 milhões em 2021.

A empresa projeta crescer 15% este ano de olho no desempenho do segundo semestre, período que tradicionalmente registra maior demanda por sistemas de armazenagem. O setor farmacêutico responde atualmente por 10% do volume de negócios e o objetivo é aumentar para 20%.

- Advertisement -

“Nos últimos anos, detectamos um aumento na procura de distribuidoras de medicamentos e redes de farmácias, muito em função da capilaridade e da necessidade de ter CDs espalhados pelo país para aumentar a agilidade na entrega”, ressalta Francisco Luis Bertolini Neto, diretor de negócios da Bertolini.

Segundo o executivo, a área de sistema de armazenagem responde por 45% dos negócios do grupo, consumindo em torno de 6 mil toneladas de aço por mês.

Sistemas de armazenagem customizados para o setor

A Bertolini repaginou sua linha de produtos e incrementou os processos de automação no desenvolvimento de projetos customizados para pequenas e médias redes e distribuidoras, com 5 mil a 10 mil SKUs e que atendam em média até 2 mil pedidos por dia.

“Fazemos um estudo da base de dados dos clientes, coletando informações de curva ABC, e desenvolvemos um projeto específico de armazenagem e automação. Prevemos, inclusive, o quanto a empresa conseguirá entregar com a modernização desse processo. Foi o que ocorreu com os últimos projetos entregues no setor farmacêutico e de saúde, para a distribuidora Medchap e para a Unimed Natal”, explica o diretor.

Já para projetos de grande porte, a Bertolini trabalha em parceria com empresas de automação consolidadas no mercado. É o caso da Knapp. “Estamos realizando vários projetos em conjunto com grandes redes como Farmácias São João, Panvel e RaiaDrogasil”, acrescenta. Na indústria farmacêutica, atende companhias como Aché, Abbott, GSK e Eurofarma, entre outras.

Atendimento ininterrupto

A unidade fabril da Bertolini está localizada na cidade de Colatina (ES), com 27 mil m² de área construída. Já o escritório administrativo fica em Bento Gonçalves (RS), matriz do Grupo. “Acabamos de assegurar recursos em torno de R$ 20 milhões para aumentar nossa base instalada em 2023”, acrescenta Bertolini Neto.

Entre os produtos e serviços de maior destaque estão os porta paletes, drive in, cantilever, mezanino, dinâmico, push back, flow rack, bases móveis e estruturas autoportantes. A Bertolini disponibiliza também sistemas automatizados para movimentação de materiais como carro-satélite, transelevador, pistas e esteiras.

A empresa conta com uma prestação de serviço 24 horas por dia sete dias por semana tanto para a base instalada como para os softwares, com atendimento em até 20 minutos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress