A Black Friday nas farmácias e no varejo de uma forma geral se aproxima e os lojistas começam a se preparar para o fim de semana de promoções. A Proffer, startup especializada em precificação para o canal farma, fez uma edição especial de seu boletim com projeções para a data comemorativa.
Segundo a fintech, assim como nos últimos anos, a tendência é que os gestores de farmácia sejam mais conservadores na hora de estabelecer seus descontos. “Por nossa experiência, podemos dizer que o setor não costuma arriscar sua margem nesse período”, analisa o economista e cientista de dados, Paulo Sergio Soares.
Dados referentes ao ano passado apontam, inclusive, que houve um aumento nos preços praticados pelo varejo farmacêutico no período. “Em novembro de 2023, a inflação nas farmácias em nível nacional atingiu 1,55%, refletindo uma pressão relevante nos preços”, relembra.
Black Friday nas farmácias com margem para descontos agressivos
Mas a Black Friday nas farmácias pode ter um cenário diferente. Na visão de Soares, levando em conta a inflação dos medicamentos até o último mês de agosto, os varejistas ganharam estofo para apostar em descontos mais agressivos nessa edição. “Um produto trabalhado com margem de 70% pode ser vendido com um percentual menor no período – 40%”, exemplifica.
Para a coordenadora de marketing da Proffer, Adrielle Alves, o trabalho em conjunto com os times responsáveis pelos canais digitais deve ser uma grande tendência para as promoções deste ano. “A estratégia omnichannel integrada e a divulgação massiva nas redes sociais viabilizam experiências de compra diferenciadas para o consumidor. Além disso, a Black Friday segue muito atrelada ao e-commerce, operação que ainda é pouco difundida entre as pequenas e médias redes”, alerta.
Beleza e cuidados pessoais devem ser categorias mais estratégicas
Entre as três categorias que devem capitanear a Black Friday nas farmácias, o economista destaca as de beleza e cuidados pessoais. “São produtos nos quais se costuma trabalhar com uma margem maior”, afirma. Vale destaque também a relevância das vitaminas e dos suplementos, além dos produtos para bebês e crianças. Os lojistas podem optar por formular kits ou combos promocionais, além de fornecer brindes.
Campeões de vendas seguem entre os queridinhos
Se você é daqueles gestores que acredita que não se mexe em time que está ganhando, saiba que as dicas de Soares quanto às categorias vão de encontro ao que já foi sucesso na edição anterior da Black Friday.
Em 2023, os produtos mais vendidos pelas farmácias e drogarias durante as tradicionais ofertas de novembro foram as colônias e perfumes (+3,66%), os medicamentos para tosse (+2,61%) e as vitaminas (+2,10%). Já os suplementos de nutrição esportiva apresentaram uma deflação de 5,12% durante o mês de novembro de 2023, mostrando que a categoria foi uma das que mais contou com descontos.
No que diz respeito à duração, o setor ainda é conservador, concentrando as melhores oportunidades apenas no fim de semana em questão, e não trabalhando com contextos mais amplos como Black Week ou Black November. “É importante que o gestor tenha em mente a relevância de participar dessa campanha. Ficar de fora é transparecer uma falta de dinâmica em sua precificação, o que deve ser evitado”, alerta Adrielle.