A Black Friday no varejo será comemorada no dia 29 de novembro e o setor já vem se movimentado com promoções antecipadas. Este ano, 66% dos consumidores pretendem fazer alguma compra, 23% não sabem e 11% não planejam fazer nenhuma aquisição. É o que apontou levantamento da Wake (antiga Locaweb) realizado em parceria com a Opinion Box.
“Trata-se de um dos momentos mais esperados do ano para o comércio, sendo uma grande oportunidade para os varejistas impulsionarem suas vendas e capturarem a atenção do shopper. Entender as intenções de compra e preferências durante essa data é fundamental para a criação de estratégias de marketing eficazes e para garantir que os consumidores tenham a melhor experiência”, afirmam os idealizadores da pesquisa. O estudo ouviu 1.076 brasileiros entre os dias 24 e 30 de julho de 2024.
A jornada anterior à Black Friday no varejo
O estudo sobre Black Friday no varejo também revela que os consumidores se preparam bastante em relação ao preço dos itens que pretendem comprar. Do total de participantes, 37,8% responderam que pesquisam com um mês de antecedência e 32,5% já estão monitorando os preços desde julho. “Isso pode ter relação com a desconfiança das ofertas, mostrando que os clientes estão atentos ao produto que desejam, bem como se preparam financeiramente para o momento, buscando a promoção ideal”, explicam os autores.
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Consumidores economizam para aproveitar as ofertas
Passando para a parte da compra em si, 66,5% afirmam que começam a economizar meses antes para poderem gastar na data, contra 36% que não costumam guardar dinheiro para a ocasião.
Para a maioria dos consumidores, a Black Friday é a ocasião ideal para comprar itens de necessidade e de desejo, aqueles que ficam nos favoritos ou no carrinho só esperando a oferta ideal. O levantamento também observou que alguns consumidores usam a data para obter uma versão nova do item que já possuem, comprar itens que facilitem a rotina e estocar produtos de uso recorrente.
Motivos para aproveitar as ofertas
As categorias mais visadas
No varejo farmacêutico, entre as categorias com os produtos mais desejados estão os itens de higiene e beleza, com 18% das intenções de compra; e farmácia e saúde, que contabiliza 11%.
Fatores de escolha da loja
Entre os fatores que determinam a escolha de uma loja em detrimento de outras estão o relacionamento com a marca e uma experiência envolvente já no início da jornada.
“Vemos que melhores preços ainda contam muito para os clientes, mas nem só de valores vivem as preferências. O frete pode ser amigo ou inimigo da compra, mas o histórico da loja para 33,5% das pessoas importa muito, afinal preferem comprar em locais que já conhecem”, ressalta a pesquisa.
A avaliação também é um fator importante – 29,7% dos consumidores afirmam escolher as lojas mais bem avaliadas para gastar na Black Friday.
Canais de compra
Se as pesquisas ocorrem online para a maioria, as compras também. Os e-commerces assumem como canal preferido nessa Black Friday, com 58,2% da preferência, seguido por marketplaces e aplicativos. Já as lojas físicas representam 30% das preferências, mostrando que é uma ótima estratégia criar opções de retiradas ou alternativas de estoque entre a loja física e online.