Black Friday no varejo mobilizará 66% dos consumidores

Pesquisa inédita avalia intenções de compra durante a data

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

BLACK FRIDAY NO VAREJO farmácias, compras, promoções
Foto: Canva

A Black Friday no varejo será comemorada no dia 29 de novembro e o setor já vem se movimentado com promoções antecipadas. Este ano, 66% dos consumidores pretendem fazer alguma compra, 23% não sabem e 11% não planejam fazer nenhuma aquisição. É o que apontou levantamento da Wake (antiga Locaweb) realizado em parceria com a Opinion Box.

“Trata-se de um dos momentos mais esperados do ano para o comércio, sendo uma grande oportunidade para os varejistas impulsionarem suas vendas e capturarem a atenção do shopper. Entender as intenções de compra e preferências durante essa data é fundamental para a criação de estratégias de marketing eficazes e para garantir que os consumidores tenham a melhor experiência”, afirmam os idealizadores da pesquisa. O estudo ouviu 1.076 brasileiros entre os dias 24 e 30 de julho de 2024.

A jornada anterior à Black Friday no varejo

O estudo sobre Black Friday no varejo também revela que os consumidores se preparam bastante em relação ao preço dos itens que pretendem comprar. Do total de participantes, 37,8% responderam que pesquisam com um mês de antecedência e 32,5% já estão monitorando os preços desde julho. “Isso pode ter relação com a desconfiança das ofertas, mostrando que os clientes estão atentos ao produto que desejam, bem como se preparam financeiramente para o momento, buscando a promoção ideal”, explicam os autores.

Já começou a pesquisar por ofertas?

23892739804981230498124 01
Fonte: Opinion Box/ Wake

Consumidores economizam para aproveitar as ofertas

Passando para a parte da compra em si, 66,5% afirmam que começam a economizar meses antes para poderem gastar na data, contra 36% que não costumam guardar dinheiro para a ocasião.

Para a maioria dos consumidores, a Black Friday é a ocasião ideal para comprar itens de necessidade e de desejo, aqueles que ficam nos favoritos ou no carrinho só esperando a oferta ideal. O levantamento também observou que alguns consumidores usam a data para obter uma versão nova do item que já possuem, comprar itens que facilitem a rotina e estocar produtos de uso recorrente.

Motivos para aproveitar as ofertas

09238412094821042823049304 02
Fonte: Opinion Box/ Wake

As categorias mais visadas

No varejo farmacêutico, entre as categorias com os produtos mais desejados estão os itens de higiene e beleza, com 18% das intenções de compra; e farmácia e saúde, que contabiliza 11%.

94835208920952385095823052398 03
Fonte: Opinion Box/ Wake

Fatores de escolha da loja

Entre os fatores que determinam a escolha de uma loja em detrimento de outras estão o relacionamento com a marca e uma experiência envolvente já no início da jornada.

“Vemos que melhores preços ainda contam muito para os clientes, mas nem só de valores vivem as preferências. O frete pode ser amigo ou inimigo da compra, mas o histórico da loja para 33,5% das pessoas importa muito, afinal preferem comprar em locais que já conhecem”, ressalta a pesquisa.

A avaliação também é um fator importante – 29,7% dos consumidores afirmam escolher as lojas mais bem avaliadas para gastar na Black Friday.

0394853209582305349353 052395234 04
Fonte: Opinion Box/ Wake

Canais de compra

Se as pesquisas ocorrem online para a maioria, as compras também. Os e-commerces assumem como canal preferido nessa Black Friday, com 58,2% da preferência, seguido por marketplaces e aplicativos. Já as lojas físicas representam 30% das preferências, mostrando que é uma ótima estratégia criar opções de retiradas ou alternativas de estoque entre a loja física e online.

38023509458243058232304598304589 05
Fonte: Opinion Box/ Wake

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress