Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Boca seca altera a mastigação, a degustação e até a fala

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Boca seca

A boca seca, ou xerostomia, decorre da queda ou interrupção da produção de saliva. Essa alteração faz com que o indivíduo tenha dificuldade para mastigar, degustar, deglutir e falar. Provoca, paralelamente, mau hálito, dor de cabeça e maior incidência de cáries dentárias. Responsável pela umidificação dos tecidos bucais, a saliva tem outras importantes funções. Ajuda no preparo do bolo alimentar, protege contra infecções por vírus, bactérias e fungos e ainda auxilia na fonética.

As causas da xerostomia, cujos sintomas incluem também lábios ressecados e rachados, abarcam fatores emocionais, fisiológicos e distúrbios diversos. Pode estar relacionada a uma leve desidratação do organismo, questão resolvida com mais ingestão de água. O estresse e a pressão, seja por qualquer motivo, também são gatilhos para a boca seca.

Inflamação da glândula salivar provoca boca seca

Doenças autoimunes, aquelas em que o organismo produz anticorpos contra si mesmo, produzem secura na boca. O efeito é resultante da inflamação de glândulas, entre elas a salivar. Lúpus e síndrome de Sjögren se enquadram na categoria, sendo que na última há risco maior de infecções como conjuntivite e cáries.

Já a tireoidite de Hashimoto, também classificada como autoimune, ataca a tireoide, levando à inflamação da região do pescoço onde a glândula está localizada. Isso pode evoluir para hiper ou hipotiroidismo. A xerostomia, por sua vez, é indício de ambos os distúrbios.

O uso contínuo de medicamentos é mais um fator que concorre para tornar a boca seca. Os exemplos são diuréticos, antidepressivos, antialérgicos e anti-hipertensivos. Uma mudança na prescrição médica pode mitigar o incômodo. O tratamento de câncer com quimioterapia e radioterapia também desencadeia o efeito. E a radioterapia na região da cabeça e do pescoço provoca, ademais, feridas na gengiva, a depender da dose.

Vitaminas A e do complexo B ajudam a prevenir transtorno

A falta de vitamina A e as do complexo B é condição propícia para a  xerostomia. A primeira acelera a produção de colágeno e participa da renovação celular. As últimas previnem anemia, ajudam a produzir energia e favorecem a absorção de proteínas e carboidratos. Consumir peixe, ovos, fígado bovino, cereais integrais, cenoura, ameixa seca e banana devolve a umidade às mucosas.

Entre as mulheres, as alterações hormonais na gravidez e na menopausa podem acarretar desequilíbrios, entre os quais redução na produção de saliva. A gravidez, por exemplo, exige que a futura mamãe beba mais água para a formação da placenta e do líquido amniótico. A sensação de boca seca tende a ser um reflexo quando não há ingestão suficiente de água.

Problemas no sistema respiratório

A respiração pela boca, forçada por problemas das vias aéreas, inevitavelmente produz secura. Devido à constante entrada e saída do ar não filtrado, a umidade produzida pelas glândulas salivares é eliminada. E como o ar não passa pelo filtro natural do nariz, as chances de infecção se elevam ainda mais. Já os episódios de boca seca e/ou amarga durante a noite podem ser consequência da forma como se dorme, por exemplo, com a boca aberta e exposta ao ar.

Revisão de hábitos

Além do tratamento com enxaguantes bucais e o uso de creme dental com adição de cálcio e fósforo, uma readequação de hábitos ajuda a amenizar a aridez. Beber mais água durante todo o dia, reduzir a ingestão de bebida com cafeína e açúcar, moderar o consumo de álcool, não fumar, mascar gomas sem açúcar  para estimular a salivação e restringir alimentos muito condimentados na dieta são algumas dicas.

Um estudo feito em todo o mundo sobre a ocorrência dessa anormalidade apontou que uma em cada quatro pessoas apresentam o problema, que é mais comum entre idosos. As informações foram publicadas no periódico Brazilian Dental Journal.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress