O presidente Jair Bolsonaro retirou a indicação do tenente-coronel da reserva e negacionista Jorge Luiz Kormann para uma diretoria da Anvisa. A desistência foi motivada especialmente por pressão da equipe da agência.
Em seu lugar, o governo já apresentou ao Senado a indicação de Rômison Rodrigues Mota (foto), um servidor de carreira da Anvisa desde 2005 e que já atua como diretor substituto. Ele é economista com especialização em vigilância sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Se aprovado, ele ocupará o cargo de Alessandra Bastos Soares, cujo mandato terminou em dezembro de 2020.
Secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Kormann havia sido indicado por Bolsonaro para a diretoria de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, divisão que responde pela autorização do uso de vacinas e outros medicamentos no Brasil. Mas seu currículo não apresenta um “detalhe” – ele não tem nenhuma ligação com a área de saúde, muito menos com agências reguladoras.
Além disso, ele é um dos defensores do chamado tratamento precoce e do uso de remédios sem qualquer comprovação de eficácia contra a Covid-19, entre os quais a cloroquina e a ivermectina.
A indicação teve oposição aberta dos servidores da Anvisa. A associação da categoria, em nota, questionou a formação do militar, graduado em administração de empresas, e ressaltou que ele não atenderia as exigências da lei de criação da agência. O Senado também reagiu negativamente à indicação.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!