Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

BR Pharma deve reabrir negociação com credores

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Sem encontrar compradores para seus ativos, a Brasil Pharma deve abrir uma nova negociação com credores para alterar o seu atual plano de recuperação judicial, apurou o Valor com fontes próximas à rede.

A companhia tentará, no fim de março, um novo leilão de seus pontos comerciais e da marca da rede de drogarias Farmais e, caso não tenha sucesso, deve convocar uma assembleia geral de credores para deliberar sobre mudanças no plano. Inicialmente, o teor do plano foi criticado por alguns fornecedores, nas atas das assembleias de credores no fim do ano passado, por considerá-lo “inviável” do ponto de vista econômico. P&G, Hypera, EMS e Banco do Brasil fizeram ressalvas ao plano.

No dia 27 de novembro, o plano de recuperação judicial foi homologado. Estão à venda lojas próprias e a marca da rede de franquias Farmais – cujos pontos são alugados pelos franqueados e não pertencem à BR Pharma. A companhia é controlada desde 2017 pelo empresário Paulo Remy, fundador da Lyon Capital. Naquele ano, a BTGI Prop Feeder, controlada pelo BTG Pactual, e a Lyondel, empresa de investimentos da Lyon, assinaram acordo para transferência do controle por R$ 1 mil.

O maior credor da companhia é a PPLA, veículo de investimento de sócios do BTG Pactual, e dona de 90% das dívidas da rede, que totalizam R$ 1,2 bilhão.

Segundo advogados de dois credores ouvidos ontem, considerando a baixa expectativa de sucesso na venda dos bens – após um primeiro leilão sem a apresentação de interessados – a BR Pharma teria que seguir o que foi acordado com os credores. Pelo determinado, é preciso ocorrer um segundo leilão e, se 120 dias após a homologação do plano o projeto de alienação de ativos não avançar, é preciso renegociar as tratativas. Esses 120 dias terminam no fim de março.

Na segunda-feira, a empresa informou ao mercado, em fato relevante, que o primeiro leilão de imóveis, que ocorreria ontem, não teve o registro de interessados. Houve habilitação para a compra só de duas lojas – em relatório de setembro, a empresa tinha 600 pontos (entre próprios e franquias), número que diminuiu.

Proprietários de imóveis têm solicitado, no processo de recuperação judicial, o fim do acordo de locação por causa de atrasos em aluguéis e, além disso, franqueados têm buscado o fim do acordo com a franqueada Farmais.

“A Justiça tem sempre buscado mitigar o risco de uma falência. Essa possibilidade de tratar a questão numa nova assembleia é para evitar que se chegue nisso, já que o descumprimento das condições do plano, que passam pela alienação de ativos, teoricamente levaria ao fim da empresa”, diz uma advogada de um credor da indústria farmacêutica.

O plano, aprovado em setembro, teve o apoio de 97,44% dos detentores de créditos trabalhistas, 80,23% dos donos de créditos quirografários (sem garantia real) e 100% dos credores de micro e pequenas empresas.

Uma nova deliberação envolvendo alterações no plano aconteceria após assembleias anteriores em que houve discordâncias entre empresa e credores. A Hypera (ex-Hypermarcas), em ação ajuizada no fim de 2018, mencionava que a BR Pharma não dizia como pretendia se financiar, nem como manter sua atividade. O plano geral era criar novas redes no Brasil.

Procuradas, a empresa e a administradora judicial Deloitte Touche Tohmatsu não quiseram comentar.

Fonte: Valor Online

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/06/03/com-pandemia-chegando-ao-pico-nova-iguacu-anuncia-reabertura-de-parte-do-comercio/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress