Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Como o bruxismo pode afetar a qualidade de vida

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

bruxismo

Relaxar e ter uma noite tranquila de sono é a melhor sensação que existe, não é mesmo? Não para quem sofre de bruxismo, que é um ato inconsciente de ranger os dentes enquanto dorme. O transtorno oferece consequências negativas para a qualidade de vida e bem-estar de uma pessoa.

Entenda o bruxismo

O bruxismo é um distúrbio neuropsicológico caracterizado pelo ranger involuntário dos dentes durante o sono, que acomete tanto homens, mulheres e crianças. Geralmente não oferece grave problemas para a saúde, mas alguns casos tornam-se crônicos e exigem acompanhamento médico.

Como o bruxismo afeta à saúde

Quem sofre com o transtorno pode experimentar vários sintomas, como dor de cabeça, dor no maxilar, dor nas articulações temporomandibulares, dores musculares faciais e dor na mandíbula. O bruxismo também afeta os dentes, provocando o seu desgaste, fratura, problemas nas gengivas e na articulação da mandíbula, dificultando a mastigação.

Essas condições tem um efeito negativo para a qualidade de vida, diminuindo a capacidade de concentração, dificuldades de mastigação e problemas estéticos, como desgaste dos dentes, que podem gerar vergonha e insegurança.

Tratamento do bruxismo

O tratamento do bruxismo depende do grau, do tipo e das circunstâncias individuais de cada pessoa. Os protocolos mais comuns incluem o uso de uma placa sob medida para comprimir os dentes, o uso de medicamentos para reduzir a ansiedade ou para ajudar a relaxar os músculos, além de técnicas de relaxamento, como acupuntura, ioga e meditação.

É claro que o bruxismo pode ter um efeito negativo considerável na qualidade de vida de uma pessoa, incluindo problemas bucais, dores de cabeça e dificuldades na mastigação. No entanto, existem tratamentos eficazes para o seu controle, desde terapia, medicamentos e técnicas de relaxamento, até placas de dentes ajustadas a medida.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress