Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Cafeína na gravidez. Pode?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

cafeína na gravidez

O consumo de cafeína na gravidez motiva controvérsias entre médicos e cientistas. A substância é um estimulante conhecido por provocar mudanças químicas no cérebro. Se ingerida em excesso, ou em determinadas etapas da gestação, pode ter consequências negativas para o feto.

A cafeína está presente em muitos alimentos, como no chocolate, no chá e no café e pertence à família dos estimulantes, que aumentam os níveis de energia. No entanto, é importante notar que a cafeína é uma droga, e seu consumo exagerado pode causar dependência.

Riscos do consumo de cafeína na gravidez

O consumo de grandes quantidades de cafeína na gravidez pode levar ao crescimento inadequado do feto. Pesquisas mostram o seu excesso pode levar a problemas de saúde, como um baixo peso ao nascer, óbito fetal e, possivelmente, anormalidades cardíacas e atrasos de desenvolvimento. Além disso, o consumo de cafeína em excesso também pode aumentar o risco de aborto espontâneo, parto prematuro e problemas comportamentais.

Qual a quantidade ideal?

A American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) recomenda que as mulheres grávidas limitem seu consumo de cafeína a 200 mg por dia. Isso equivale a cerca de duas xícaras de café.

O consumo excessivo de cafeína também pode levar a problemas de saúde, tais como taquicardia, ansiedade, irritabilidade, insônia, fadiga, dores de cabeça, dores abdominais, falta de apetite e vômitos. Algumas gestantes têm sintomas mais graves e em casos raros, podem ter convulsões.

Dicas para reduzir o consumo na gestação

Se você estiver grávida, é importante que limite o consumo de cafeína. Aqui vão algumas dicas:

– Elimine ou reduza a ingestão de alimentos e bebidas ricos em cafeína, como café, chá preto/verde, chocolate e algumas bebidas energéticas.

– Consuma uma xícara de café preto com água ao invés de bebidas cafeinadas.

– Substitua o refrigerante por água ou bebidas sem cafeína, como suco de laranja ou chá de ervas.

– Opte por sobremesas sem cafeína, como bolos, frutas e sorvete.

Durante a gravidez, é importante controlar o consumo de cafeína, opte por preparações pouco cafeinadas e mantenha seus níveis diários abaixo de 200 mg. Seguir estes conselhos pode ajudar a garantir que você e seu bebê tenham uma boa saúde durante a gravidez. Se você tiver dúvidas sobre o seu consumo de cafeína, é importante consultar o seu médico imediatamente.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress