Uma nova franquia de farmácias estreia no mercado brasileiro. Com 37 anos de trajetória, a rede cearense Farmácias Santa Branca decidiu ingressar nesse segmento para dar um gás no projeto de expansão.
Atualmente com 20 lojas próprias no estado, a varejista mantém ainda três lojas franqueadas em projeto-piloto, uma distribuidora e um centro de distribuição. A projeção é mais que dobrar sua capilaridade e contar com 30 unidades franqueadas.
Como investimento inicial, os interessados em se associar à franquia de farmácias terão que desembolsar R$ 321 mil. De acordo com a empresa, os empreendedores terão acesso a capacitações sobre gestão de franquias e de pessoas, implantação de projetos arquitetônicos, além de conteúdos sobre compras, comercial, financeiro e marketing.
Franquia de farmácias aposta em resiliência do setor
A nova franquia de farmácias aposta na resiliência do varejo farmacêutico como argumento para atrair novos investidores. “Mesmo diante das crises econômicas, o mercado da saúde continua mantendo sua solidez”, afirma Maurício Filizola, presidente da rede.
Pegando pela média anual, o faturamento das Farmácias Santa Branca apresentou um crescimento de 23% nos últimos cinco anos.
Outro dado que pode animar os investidores é o potencial do varejo farmacêutico de movimentar até R$ 209 bilhões neste ano, com forte protagonismo do e-commerce e do mercado digital.
Esse é um movimento observado desde 2020, muito em parte impulsionado pelos períodos mais restritos do isolamento social causado pela pandemia da Covid-19.