Uma campanha sobre saúde masculina promete mobilizar o varejo farmacêutico. A Abrafarma uniu-se ao laboratório Apsen e à Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em uma ação que prevê um mutirão em mais de 3 mil farmácias para conscientizar a população sobre os riscos da hiperplasia prostática benigna (HPB).
Intitulada FelizIdade, a ação teve início nesta terça-feira, dia 6, em um evento de lançamento com a presença da vice-presidente da Apsen, Renata Spallicci; do vice-presidente comercial, Marcio Castanha; dos diretores-presidentes da SBU São Paulo e Rio de Janeiro, Wagner Matheus e Mauro Diniz, além do ator, cantor e compositor Seu Jorge, garoto-propaganda da ação. O mestre de cerimônias foi o jornalista Milton Jung.
Na ocasião foi apresentado um estudo inédito com dados sobre a HPB. A condição afeta 50% dos homens a partir dos 50 anos de idade. É caracterizada pelo aumento da próstata e atinge mais de 2 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. As causas ainda são desconhecidas, mas estudos evidenciam que está relacionado ao processo natural de envelhecimento e traz sintomas desconfortantes como disfunções no fluxo urinário.
“Acreditamos firmemente na pesquisa e nas ações que podem tornar a jornada do paciente mais simples para o diagnóstico de problemas como esse. Ter Seu Jorge como um dos apoiadores na disseminação dessa mensagem à população marca o início de um projeto social totalmente alinhado ao nosso propósito de cuidar das pessoas”, explica Renata. “A campanha traz um plano de comunicação robusto, contando com o apoio de médicos e farmácias de todo o país”, completa a executiva.
A conscientização sobre a HPB é essencial para garantir que mais homens procurem diagnóstico e tratamento precoces. “Procurar o médico ainda é um tabu. Estar em uma campanha como essa é uma honra, pois estaremos colaborando para ampliar o acesso à informação entre todas as classes sociais”, ressalta Seu Jorge.
Campanha sobre saúde masculina terá exames gratuitos em farmácias
As farmácias funcionarão como pontos de apoio da campanha sobre saúde masculina, orientando os pacientes por meio de materiais didáticos e realização de testes de PSA gratuitos. Os resultados são aferidos em cerca de 15 minutos.
“A farmácia não é mais um local só de medicamento, mas um hub da saúde onde os pacientes podem receber orientações sobre doenças, incluindo informações e suporte necessário para a detecção precoce. Esse projeto reforça nossa relevância no incentivo ao autocuidado e na quebra de tabus que comprometem a busca por prevenção ou a adesão ao tratamento”, endossa o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto.
O Portal FelizIdade funciona como um guia para a campanha, onde os visitantes encontrarão informações sobre a doença e seus sintomas, além de poderem realizar uma autoavaliação por meio de um formulário descomplicado e amigável.
Dependendo dos resultados, eles serão encaminhados para uma das 3 mil farmácias afiliadas para a realização do exame gratuito de PSA. Com o resultado em mãos, os participantes serão aconselhados a procurar um médico urologista ou um serviço do SUS para prosseguir com a avaliação necessária. A campanha está prevista para ocorrer até o fim do ano.