Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Cardo mariano: benefícios e efeitos colaterais

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Cardo mariano

O cardo-mariano, cujo nome científico é Silybum marianum, é uma erva florida relacionada à família das margaridas e ambrósias. É nativa dos países mediterrâneos e algumas pessoas também chamam de cardo de Maria e cardo-santo.

As pessoas tradicionalmente usam a planta para tratar problemas com o fígado e a vesícula biliar.  Especialistas acreditam que a silimarina é o principal ingrediente ativo da erva. Trata-se um composto antioxidante extraído das sementes de cardo-mariano. Não está claro quais benefícios, se houver, pode ter no corpo, mas às vezes é usado como um tratamento natural para cirrose , icterícia , hepatite e distúrbios da vesícula biliar.

Há pesquisas conflitantes sobre os benefícios do cardo mariano para a saúde do fígado. Ele pode ter efeitos protetores contra a cirrose e a hepatite crônica, mas especialistas dizem que as evidências não são conclusivas.

O cardo mariano pode ajudar pessoas com diabetes?

Pesquisas médicas sugerem que o cardo-mariano, combinado com o tratamento tradicional, pode melhorar o diabetes. Estudos mostraram uma diminuição nos níveis de açúcar no sangue e uma melhora no colesterol em pessoas com diabetes tipo 2. Os pesquisadores também descobriram que o cardo-mariano melhorou a resistência à insulina , uma parte fundamental do diabetes tipo 2 .

O cardo mariano é bom para o coração?

Ao reduzir os níveis de colesterol “ruim” (LDL), o cardo-mariano pode diminuir a chance de desenvolver doenças cardíacas . Mas os estudos sobre os benefícios do coração só foram feitos em pessoas com diabetes, que geralmente têm colesterol alto. Não está claro se ele tem os mesmos efeitos em pessoas sem diabetes.

Quais são os riscos de tomar cardo-mariano?

O cardo-mariano pode desencadear reações alérgicas. Pessoas alérgicas a alcachofras, kiwi, margaridas, malmequeres e crisântemos correm maior risco. As pessoas que têm diabetes ou endometriose devem consultar um médico antes de usar o cardo- mariano. Embora ele tenha sido tradicionalmente usado em mulheres grávidas e lactantes, sua segurança é desconhecida. Se estiver grávida ou amamentando, consulte um médico antes de fazer uso. O cardo-mariano não é recomendado para crianças.

 Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress