Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Casos de covid-19 caem em farmácias e laboratórios

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Casos de covid-19

 

Após um período de alta, as farmácias registraram uma queda de 21% nos casos de covid-19. Entre os dias 5 e 11 de dezembro, foram 32 mil novos diagnósticos, contra 40,6 mil testes identificados 14 dias antes, no fim de novembro, segundo dados da Abrafarma. A queda também foi observada de forma ainda mais acentuada nos laboratórios privados.

Segundo reportagem do Valor Econômico, no mesmo período, foram 48,9 mil resultados positivos 38% menor que os 79,2 mil registrados duas semanas antes, de acordo com da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).

Trata-se de um indicativo de que a nova onda da covid-19 entra em trajetória de queda desde que os casos voltaram a subir no meio de outubro. No início daquele mês, os testes positivos ficaram abaixo de mil.

Menor alta de casos de covid-19

Caso a tendência de diminuição se mantenha, essa terá sido a menor alta do novo coronavírus registrada nas farmácias em toda a pandemia. Enquanto o pico atual terá sido de quase 42 mil diagnósticos em uma semana, esse número foi de aproximadamente 80 mil na onda passada, em junho, e de 327 mil em janeiro, quando a variante ômicron chegou ao Brasil.

No entanto, os números oficiais do país reportados pelas secretarias estaduais de Saúde, e reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa, ainda não mostram a queda observada em farmácias e laboratórios.

Segundo o levantamento, que acrescenta os diagnósticos feitos na rede pública, as médias móveis de casos e óbitos pela covid-19 tiveram alta de 24% e 32%, respectivamente, nesta terça-feira, dia 20, em comparação com os números de 14 dias atrás.

Porém, assim como os diagnósticos nas drogarias e nos laboratórios começaram a subir em outubro quase um mês antes dos registros oficiais; durante a última onda da doença, em junho, as unidades também indicaram a queda algumas semanas antes de os dados das secretarias acompanharem a diminuição.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress