Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Entenda as causas e sintomas do câncer de ovário

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Câncer de ovário

Você já ouviu falar no câncer de ovário? Se você é uma mulher que está entre os fatores de risco desta doença, sem dúvida, este artigo é para você.

Aqui você encontrará informações completas sobre as causas, sintomas, diagnóstico e tratamento deste tipo de câncer, para que fique plenamente informada acerca desta doença potencialmente fatal.

Em primeiro lugar, você deve entender que o câncer de ovário é um dos tipos mais letais de câncer. É frequentemente referido como o “câncer silencioso” porque os sintomas comuns podem ser facilmente confundidos com outras doenças.

No entanto, se você conhecer seus principais sinais, isso pode te ajudar a identificar o problema mais cedo, pelo que se recomenda que todas as mulheres entre os fatores de risco deste saibam sobre eles.

Causas do câncer de ovário

Apesar de ainda não serem conhecidas todas as causas deste tipo de câncer, sabe-se que alguns fatores de risco estão associados ao diagnóstico da doença. Estes fatores incluem idade, hereditariedade e fatores hormonais, entre outros.

O envelhecimento da mulher é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de ovário, uma vez que a maioria dos casos são diagnosticados em mulheres entre os 40 e 70 anos.

Além disso, também se tem ciência que mulheres com histórico de câncer na família estão mais predispostas a desenvolver a doença.

Sintomas

Como já dissemos, este câncer tem a característica de ser silencioso, uma vez que os seus sintomas são frequentemente confundidos com outras doenças. Os principais sintomas podem variar de forma ligeira de acordo com cada paciente, mas incluem:

  • Dor ou desconforto na parte inferior do abdômen e na região lombar;
  • Aumento do tamanho do abdômen;
  • Incontinência urinária;
  • Náuseas e vômitos;
  • Perda de apetite e fadiga.

Diagnóstico

O diagnóstico precoce do câncer de ovário é muito importante, uma vez que aumenta significativamente as chances de sucesso do tratamento.

O diagnóstico deve ser feito por um médico especialista com base nos sintomas relatados e nos resultados de testes de diagnóstico, como ultrassonografia, laparoscopia, exame de sangue, etc.

Tratamento 

O tratamento para este tipo de câncer depende da severidade da doença e de fatores como a idade da mulher, a sua saúde geral, etc. Geralmente, ele envolve cirurgia para remover o tumor, quimioterapia e terapia hormonal.

Conclusão

O câncer de ovário é uma doença grave que pode ter consequências fatais se não for tratada o mais rapidamente possível.

Por essa razão, é crucial que toda mulher entre os fatores de risco saiba identificar os sintomas desta doença, para que ela possa procurar ajuda médica precocemente e se beneficiar de um tratamento adequado.

Se você é uma dessas mulheres, não hesite em pedir uma consulta com o seu médico e se mantenha informada acerca desta doença, para assim evitar quaisquer complicações.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress