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Novos CDs da Solfarma aceleram expansão da distribuidora

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Fotos: Leandro Luize

Os dois novos CDs da Solfarma no estado de São Paulo marcam mais uma etapa da franca ascensão da distribuidora, que acaba de completar 35 anos de operações. Com 100% de atuação no mercado paulista, a companhia vem obtendo índices de crescimento acima da média geral do atacado farmacêutico. No primeiro semestre de 2024, o faturamento em relação ao mesmo período de 2023 avançou 40%, enquanto o setor teve alta de 9,8%.

A evolução acumulada nos últimos quatro anos chega a 103%. De janeiro a junho, a distribuidora sobressaiu especialmente na venda de genéricos e não medicamentos, cujas receitas aumentaram 64% e 37%, respectivamente. Na categoria de medicamentos éticos, um de seus carros-chefes, o incremento foi de 34%.

A receptividade do mercado a esses números tornou-se evidente no evento anual da empresa, ocorrido no início de agosto em Ribeirão Preto (SP). O Conexão Solfarma atraiu executivos de mais de 450 players da indústria e do varejo farmacêutico e alimentar, canal para o qual também presta serviço. O Panorama Farmacêutico acompanhou com exclusividade a noite regada a um farto jantar, show e uma concorrida palestra do economista e ex-ministro Paulo Guedes (ver galeria de fotos ao final).

“Na edição do ano passado, convivíamos com uma crise de credibilidade setorial, em meio a processos de recuperação judicial no atacado e no varejo, que somavam R$ 2,5 bilhões em dívidas. Já estávamos na contramão desse cenário e pedimos um voto de confiança aos nossos parceiros. E a resposta não poderia ser melhor”, celebra o presidente Wagner Zanardo (foto principal acima), relembrando com orgulho sua história empreendedora inspirada pela mãe comerciante.

Crescimento da Solfarma x atacado farmacêutico

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Fontes: IQVIA e Solfarma (balanço auditado pela Grant Thornton)

O empresário criou a Solfarma em agosto de 1989, ao adquirir a estrutura de uma pequena distribuidora em Araraquara, que comercializava seringas e um mix restrito de medicamentos para o varejo. Zanardo transferiu as instalações para Bebedouro, agregando mais produtos hospitalares ao portfólio. “Era um momento de muita informalidade no atacado, o que tornava nossa missão ainda mais desafiadora”, conta.

Seu centro de distribuição na cidade, com 28 mil m² e capacidade para armazenar 16 mil SKUs, testemunhou a consolidação no mercado farmacêutico. A distribuidora abastece atualmente cerca de 12,5 mil PDVs em mais de 640 municípios, entregando em torno de 19 mil pedidos e separando 750 mil unidades diariamente. Atende mais de 140 indústrias em todo o estado. Os medicamentos Rx formam 45% do faturamento, seguidos em importância pelos não medicamentos (35%), genéricos e similares (20%).

Em 2003, a Solfarma estreou no canal alimentar após a incorporação da JMoreira Distribuidora de Alimentos. Já presta serviço para mais de 12 mil empresas do setor, concentrando-se no interior paulista. Hoje também atua no mercado pet, com operações para varejistas em Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Novos CDs da Solfarma fortalecerão apoio ao pequeno e médio varejo

Os novos CDs da Solfarma estão situados em Bebedouro e Cajamar, com início das operações previsto para setembro. Na primeira cidade, o complexo terá 7 mil m² e foco no canal alimentar, permitindo que o centro de distribuição já existente passe a atender exclusivamente o mercado farmacêutico – responsável por 75% do volume de negócios. E ao fincar bandeira em Cajamar, em um galpão de 13,5 mil m², a companhia projeta ganhar corpo na capital e na Região Metropolitana de São Paulo.

Essa expansão poderia inspirar a distribuidora a avançar rumo a outros estados. Porém, esse movimento não integra a agenda de prioridades, pelo menos nesse momento. “Jamais descartamos a expansão nacional, mas São Paulo é nossa vocação e queremos garantir mais robustez ao estoque do pequeno e médio varejo farmacêutico local”, enfatiza Zanardo.

Os principais alvos dessa estratégia são o associativismo e os PDVs independentes. “Nossa intenção é melhorar o nível de serviço dessas farmácias, por meio de iniciativas como a oferta de descontos progressivos de acordo com o volume de compras e um modelo de cashback”, destaca o diretor comercial Rodrigo Aranda.

O CD de Cajamar será encorpado com tecnologia intensiva. A estrutura incluirá esteiras automatizadas e o sistema de pick-to-light, pelo qual luzes guiam o trabalho do operador e indicam a quantidade exata de itens a serem separados de acordo com cada pedido. “Além de assegurar mais agilidade, dispensamos o uso do papel e reforçamos a sustentabilidade nos processos”, explica.

Empresa familiar formou sólida estrutura de governança

O primeiro bilhão de faturamento chegou em 2021 e fomentou as bases para os novos investimentos. A distribuidora contabilizou R$ 1,68 bilhão de receita em 2023. Neste primeiro semestre, já alcançou 65% do resultado de todo o ano passado. O êxito nos indicadores confirma o sucesso da empresa familiar que, especialmente nos últimos seis anos, formou uma sólida estrutura de governança.

De capital aberto e auditada pela Grant Thornton, a Solfarma recrutou nomes com vivência no mercado. São os casos de Rodrigo Aranda e do gerente de marketing Weslley Alledo, com longas passagens por players como P&G, Netshoes e Unilever. A direção administrativa e operacional fica a cargo da filha de Wagner Zanardo, Michelle Zanardo Torres.

A companhia detém ainda o Rating Nacional de Longo Prazo AA+, segundo maior grau na escala da Fitch, uma das mais reconhecidas agências globais de classificação de risco de crédito. Essa chancela foi determinante para avalizar a emissão de R$ 65 milhões em debêntures, aprovada em fevereiro deste ano.

Além disso, a distribuidora constituiu um time de 126 vendedores exclusivos e celetistas, medida rara no setor. “Sempre prezamos pela expansão organizada e que prioriza a profissionalização em todos os processos. É um compromisso em prol do desenvolvimento da cadeia farmacêutica”, finaliza Zanardo.

SOLFARMA
Fundação:
1989
Estrutura: Três centros de distribuição no estado de São Paulo, sendo dois em Bebedouro e um em Cajamar
Faturamento: R$ 1,68 bilhão em 2023 e R$ 1,09 bilhão no 1º semestre de 2024
Lucro líquido: R$ 53,98 milhões em 2023 e R$ 45,09 milhões no 1º semestre de 2024
Capilaridade: atende mais de 12,5 mil farmácias em São Paulo

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