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Cepalab estrutura gestão de pessoas com diabetes na farmácia

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Cepalab estrutura gestão de pessoas com diabetes na farmácia
Da esq. para a dir.: Thiago Machado, Marcello Lara e Paulo Sampaio, gestores da Cepalab

A Cepalab está acelerando seu projeto para se tornar uma parceira essencial das farmácias na gestão de pessoas com diabetes. Especializada na produção e comercialização de testes rápidos, a empresa tem como objetivo encerrar o ano atendendo 1 mil PDVs independentes e redes regionais. Em dois anos, ambicionamos estar presentes em 5 mil estabelecimentos.

Com sede em São José da Lapa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), a Cepalab iniciou operações em 1998 com foco no mercado institucional do estado. Ao longo do tempo, expandiu as operações para o Espírito Santo e Rio de Janeiro. Seus principais produtos são os testes de gravidez β-hCG e o coletor de fezes MIF, para exame parasitológico em laboratórios.

A pandemia da Covid-19 foi um divisor de águas para a empresa, levando seus testes a farmácias em 19 estados brasileiros. Esse cenário incentivou a ampliação do escopo, vinculando a venda de produtos a projetos de assistência farmacêutica.

Para concretizar essa estratégia, a Cepalab estruturou um departamento comercial com profissionais experientes do ramo de produtos para saúde, a exemplo da admissão do gestor Paulo Sampaio, com atuação nesse mercado desde 1992.

Gestão de pessoas com diabetes captaria público promissor

A gestão de pessoas com diabetes pelas farmácias beneficia um público promissor. “Mais de 16 milhões de brasileiros portadores da doença. Representando 3% do total de clientes no varejo farmacêutico, esse público carece de parceiros capazes de aprimorar a oferta de produtos e serviços”, avalia.

Ainda segundo estimativas da Cepalab a implementação de estratégias de cross-selling e venda complementar pode aumentar o ticket médio em mais de 50%. “A prescrição de dispositivos de saúde para diabéticos não é superior a 15% no PDV. E apenas 17% da população brasileira conta com um plano de saúde individual. O varejo farmacêutico tem potencial para ser um grande point of care da saúde no país”, entende.

As ações de suporte incluem a organização de campanhas de saúde focadas na diabetes, auxílio no mapeamento de clientes que consomem produtos para controle da doença, software de gerenciamento de dados e acesso à plataforma de serviços MediWise. Além disso, oferece programas de benefícios e capacitação em técnicas de vendas para balconistas e farmacêuticos.

Os principais produtos para pacientes diabéticos são o medidor de glicose sanguínea GH83 e GH83 BT, projetado para uso com as tiras GH, o autoteste para monitoramento e controle de diabetes – no qual o resultado é exibido em seis segundos e armazena até 500 resultados, por meio da coleta via punção capilar, palma da mão ou antebraço.

Benefícios na adesão

Para incentivar a adesão, a Cepalab oferece uma promoção que visa a fidelizar os pacientes. Na compra do medidor de glicose, o usuário ganha adesão ao programa BeneficiA, que contempla 30 dias de acesso à telemedicina com especialistas de áreas como nutrição, pediatria, psicologia, enfermagem e clínica geral, descontos de até 40% em medicamentos genéricos e cashback.

O cliente também ganha 30 dias de programa ao adquirir uma caixa com 50 tiras. “Ela pode, inclusive, repassar esse incentivo ao seu time”, ressalta Sampaio. Os PDVs interessados em firmar parceria com a Cepalab podem entrar em contato pelo telefone (19) 99488-9374 ou pelo e-mail comercial@cepalab.com.br.

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