Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

CFF regulamenta farmacêutico em manipulação

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

farmacêutico em manipulação
Foto: Canva

O farmacêutico em manipulação tem agora sua atuação resguardada pela Resolução 753 de 29 de setembro de 2023 do Conselho Federal de Farmácia (CFF). O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última terça-feira, dia 17. As informações são do Sincofarma/SP.

A resolução regulamenta, estabelece e define as atribuições e competências do profissional na área. Cabe ao farmacêutico supervisionar todo o processo de manipulação, desde a produção de medicamentos a outros produtos de saúde.

Confira as competências do farmacêutico em manipulação

Cabe ao profissional farmacêutico:

  • Exercer e/ou supervisionar o processo de manipulação, o controle e garantia de qualidade;
  • Avaliar a estrutura do estabelecimento e propor mudanças;
  • Manipular, dispensar e comercializar medicamentos, cosméticos e outros produtos farmacêuticos magistrais;
  • Calcular eventuais correções em insumos para o atendimento da prescrição;
  • Avaliar e receber prescrições;
  • Prestar atendimento de farmácia clínica;
  • Orientar o paciente sobre o tratamento, eventuais interações com outros medicamentos e alimentos e sobre o armazenamento do remédio.

Redes já miravam a manipulação antes da resolução

Antes mesmo da atuação do farmacêutico em manipulação ser regulamentada, importantes players do varejo farmacêutico já haviam resolvido investir na área. Foi o caso da Raia Drogasil.

Ao invés de continuar como um marketplace de venda para terceiros, a rede pivotou a operação da Manipulaê, transformando-a em um e-commerce do próprio laboratório inaugurado em junho na zona Sul da capital paulista.

Por enquanto, a plataforma 100% digital de farmácias de manipulação atenderá a região metropolitana, com entregas a partir de receitas enviadas pelo site.

A ideia é crescer para outras regiões, com a construção de mais laboratórios, mas a companhia não descarta promover a expansão geográfica com um modelo híbrido e parceiros locais.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress