Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

CFF recebe prêmio da Federação Internacional de Farmacêuticos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O trabalho do Conselho Federal de Farmácia foi destaque durante o 79º Congresso da Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP), recebendo a premiação de Melhor Campanha de Promoção da Saúde 2019. A solenidade de entrega ocorreu no último domingo, 22 de setembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A honraria foi concedida em razão do projeto Farmacêuticos em Ação no Bem Estar Global, realizado em parceria com a Rede Globo, e foi entregue pelo presidente da entidade, Dominique Jordan, diante de representantes de 115 países.

“Dividimos esse prêmio com todos que trabalharam para que o projeto fosse realidade. Compartilhamos esse reconhecimento com cada farmacêutico que tem contribuído para elevar a farmácia brasileira ao patamar que ela merece, de destaque mundial”, ressalta Walter Jorge João, presidente do CFF.

Promovido durante o ano de 2018, o projeto aconteceu em nove cidades brasileiras, mobilizando mais de 9,7 milhões de pessoas e estimulando a valorização do trabalho do farmacêutico. O CFF teve a colaboração dos conselhos regionais de farmácia, de universidades e de outras associações profissionais, a fim de realizar treinamento especial para que os farmacêuticos pudessem demonstrar a extensão dos serviços que podem oferecer, bem como as melhores práticas clínicas.

Os farmacêuticos ensinaram como usar insulina com segurança para diabéticos e como produzir espaçadores caseiros para dispositivos de inalação em pacientes com asma. Em uma das edições, foram realizados testes de Papanicolau, com informações sobre o câncer do colo do útero. Outras doenças nas quais os cuidados farmacêuticos foram demonstrados foram hipertensão, colesterol e obesidade.

Durante os eventos, 1.450 pessoas tiveram sua pressão arterial aferida, 796 passaram por teste de colesterol e 1.447, por medições de glicemia capilar. Os farmacêuticos examinaram 153 mulheres em busca de câncer do colo do útero, 3% das quais nunca haviam sido testadas, com 11 sendo encaminhadas a especialistas para tratamento.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/09/02/cff-abre-consulta-publica-sobre-as-atribuicoes-do-farmaceutico-na-pratica-da-ozonioterapia/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress