Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Cientistas descobrem que células do câncer ficam fracas em ambientes ácidos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

Em zona de pH alcalino, a célula cancerosa é capaz de proliferar

Em uma tentativa de estudar as condições que afetam as vias metabólicas nas células cancerígenas, pesquisadores dos Estados Unidos e na Espanha descobriram que as células do tumor precisam de um ambiente interno mais alcalino do que o das células saudáveis para que seu metabolismo funcione adequadamente.

As descobertas podem levar a novos medicamentos contra o câncer que têm como alvo essas moléculas, de acordo com o artigo, publicado no periódico Nature Communications.

Veja também:

Os pesquisadores reuniram uma grande quantidade de dados bioquímicos e genéticos para desenvolver um modelo molecular do metabolismo das células cancerígenas. Eles usaram o modelo para explorar a resposta de quase 2.000 enzimas metabólicas a mudanças no pH interno da célula.

A escala de pH é uma medida de acidez. Um ambiente ácido tem um pH baixo e um ambiente alcalino ou básico tem um pH alto. Um pH de 7 é neutro –não é ácido nem alcalino. Células saudáveis têm um ambiente interno levemente alcalino, com pH em torno de 7,2. Células cancerosas são mais alcalinas e têm um pH interno maior que 7,2.

Usando o modelo computacional, a equipe mostrou que, em zona de pH alcalino, a célula cancerosa é capaz de proliferar. Mas um pH mais baixo e mais ácido na célula cancerosa “desativa essas adaptações e compromete o crescimento das células tumorais”, observam os autores.

“Esse trabalho ainda é muito acadêmico”, explica o coautor do estudo Miquel Duran-Frigola, químico computacional do Instituto de Pesquisa em Biomedicina, em Barcelona, na Espanha. “Mas acreditamos que algumas das metas identificadas estão prontas para serem testadas em animais, o que nos permite avançar para estágios de testes pré-clínicos mais avançados.” Algumas das metas já mostraram resultados promissores em testes usando células de câncer de mama reais.

Fonte: BOL

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress