Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Cirurgia é a solução para o joanete?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Joanete

O joanete é uma alteração anatômica que atinge de 14,8% a 53,7% das mulheres de acordo com a idade, podendo causar dores, desconfortos e dificuldade para usar calçados fechados.

Também conhecido como hálux valgo, trata-se de uma saliência óssea nos pés, uma alteração anatômica, onde o osso do dedão, chamado de hálux, se desvia em direção aos outros dedos do pé, criando esse aumento ósseo em sua base.

Além das mulheres, de acordo com a pesquisa Os Pés Brasileiros realizada pela Pés Sem Dor, cerca de 6,3% a 13,2% da população brasileira masculina, de acordo com a idade, também sofre com essa condição.

Sintomas do joanete

O primeiro sintoma de joanete pode ser a dor na articulação, moderada ou intensa, ao caminhar e durante o uso de calçados apertados. Os sintomas posteriores podem incluir o aumento crescente da saliência, inchaço na articulação e movimentação limitada.

“Em repouso, a dor tende a desaparecer. E em alguns casos, o joanete pode inflamar, causando uma espécie de “saco” cheio de líquido na região, acompanhado de dor local e vermelhidão”, comenta Mateus Martinez

, mestre em fisioterapia pela University of Queensland e diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor.

Segundo Martinez, o joanete pode ser o resultado de uma instabilidade na articulação que une os ossos dos metatarsos e as falanges dos dedos dos pés e o uso de calçados apertados e de bico fino. O uso de palmilhas e calçados sob medida são eficazes no tratamento e na prevenção dessa condição dos pés.

 

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress