A Clamed Farmácias, que tem a centenária Drogaria Catarinense e a Farmácia Preço Popular como suas principais marcas, aposta nos serviços de assistência clínica como âncoras para ampliar o faturamento em 13% no próximo ano. A meta é ter o projeto de hub de saúde implementado em 120 lojas até o fim de 2021 e em 200 no próximo ano. A rede acaba de lançar também uma farmácia-conceito para testar novos formatos de atendimento e novas tecnologias, repensando o papel das farmácias na vida das pessoas.
Com faturamento de R$ 2,7 bilhões, a rede é o sexto maior player do mercado farmacêutico nacional, segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Baseada em Joinville (SC), detém ainda as bandeiras Drogaria Catarinense Manipulação, Farmácia Preço Popular, Proformula Manipulação e Farmagora, farmácia online com distribuição para todo o Brasil. São 537 unidades em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia e São Paulo. A meta é abrir mais de 60 em 2022.
A farmácia-conceito Clamed Health Center faz parte de um cluster de inovação em saúde, situado dentro do parque tecnológico Ágora Tech Park, em Joinville. O espaço é um verdadeiro laboratório, com ambiente totalmente projetado onde serão testadas novas formas de atendimento ao consumidor.
Para gerar essa experiência, a farmácia-conceito conta com caixas de autoatendimento, locker para entrega de encomendas, tablets que oferecem interação e informações sobre os produtos, holografias de gôndolas, assistente virtual e sala de telessaúde.
“Trata-se de um hub de saúde integrado, que traz novas tecnologias, novos serviços farmacêuticos e para compra de medicamentos, colocando o consumidor no centro do negócio, a fim de proporcionar uma experiência interativa que o inspire a cuidar da sua saúde”, ressalta o diretor comercial Marcelo A. Voos.
Ambientes de interação
A loja conta com diferentes ambientes de interação. Em uma delas, chamada Sinta e Experimente, o cliente tem à disposição várias tecnologias para auxiliar a compra, com atendimento via comando de voz para integração físico-virtual. “Quem busca atendimento mais personalizado, além do balcão, há também espaço com profissional farmacêutico que dá orientações e tira dúvidas dos usuários, além de uma área com soluções integradas de saúde, como check-ups, testes laboratoriais rápidos e acesso a telessaúde – destinada inicialmente à saúde ocupacional”, relata o executivo.
A empresa também pretende criar novas estratégias de negócios e conectar dados de saúde com outros players do setor, integrando a jornada de compra do cliente. “Projetamos o espaço para que possamos reescrever o conceito de farmácia. Aqui será testado um novo modelo de atendimento, uma solução completa de bem-estar para o consumidor”, finaliza.
CLAMED
Fundação: 1919 (confira aqui livro sobre os 100 anos da rede, produzido em 2019)
Redes: Drogaria Catarinense, Catarinense Manipulação, Farmácia Preço Popular, Proformula Manipulação e Farmagora
Faturamento: R$ 2,7 bilhões
Número de lojas: 537
Estados onde atua: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia e São Paulo
Centro de distribuição: 1 em Joinville (SC)
Colaboradores: 6 mil
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/colgate-quer-atender-farmacias-independentes-com-loja-virtual/