Cliente da Drogaria Araujo, a profissional de tecnologia Kelle Venture fez uma denúncia de racismo em farmácia da rede na Região Norte de Belo Horizonte (MG). De acordo com informações do G1, o caso ocorreu na última segunda-feira, dia 5.
Segundo a cliente, a prática de racismo teria acontecido na fila do caixa, quando ela se preparava para pagar uma conta. Nesse exato instante, outra consumidora a acusou de ter roubado seu cartão e a chamou de ladra.
A atendente sinalizou que o cartão estava na máquina. “E mesmo assim ela continuou gritando. Discutimos até ela sair da loja. Foi horrível”.
Racismo em farmácia: cliente reclama de falta de apoio
Kelle acionou a Polícia Militar e registrou o boletim de ocorrência, mas teria sido desencorajada pelos militares. “Eles falaram que, se eu fizesse a denúncia, ia ficar ruim pra mim”, afirmou.
Ela também questiona a falta de apoio da farmácia e afirmou ainda que a atendente que testemunhou o fato desapareceu quando a polícia chegou. A cliente também teria recebido da gerente o pedido para aguardar a PM na parte de trás da loja. A suspeita não foi identificada.
Posicionamento das partes sobre racismo em farmácia
Tanto a Polícia Militar como a Drogaria Araujo se posicionaram por meio de nota oficial.
Posicionamento da PM
“A PMMG, por intermédio do 13⁰ Batalhão, esclarece que a guanição policial militar esteve no local e em contato com a vítima e testemunhas, foram informados fatos pertinentes ao crime de calúnia, no qual uma cliente do estabelecimento acusou outra cliente de ter subtraído seu cartão, chamando-a de ‘ladra’. No momento que os policiais chegaram, uma das partes já tinha se retirado, não sendo possível realizar a identificação. O fato foi devidamente registrado em boletim de ocorrência encerrado na Polícia Judiciária para providências subsequentes. Não obstante, a Polícia Militar coloca-se à disposição dos cidadãos através do telefone 190, em caso de acionamento do serviço de emergência policial.”
Posicionamento da rede
A Araujo lamenta o ocorrido e informa que está à disposição para contribuir no que for necessário. Como uma empresa centenária, que tem o respeito como um de seus principais valores, a Araujo repudia quaisquer atos discriminatórios e se dedica diariamente a criar um ambiente acolhedor para que todos os clientes sintam-se confortáveis e à vontade dentro de suas dependências.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico