O maior canal de informação do setor

Serviço do Clinicarx afere qualidade de testes da Covid-19

1.324

Clinicarx cria serviço para garantia de qualidade de testes de Covid-19

Clinicarx, plataforma digital especializada na gestão de serviços de saúde voltados ao mercado farmacêutico, acaba de padronizar um serviço de teste laboratorial remoto (TLR) para aplicação dos testes rápidos da Covid-19 nas farmácias. O objetivo é contribuir para ampliar a acurácia dos resultados.

Os testes foram regulamentados pela Anvisa no último dia 28 de abril, por meio da RDC Nº 377. “Para eles terem confiabilidade, é fundamental contar com um serviço que ofereça um protocolo bem construído na sua execução”, afirma Cassyano Correr, fundador do Clinicarx, professor da Universidade Federal do Paraná e coordenador do programa Assistência Farmacêutica Avançada, da Abrafarma.

Segundo Correr, a intenção é que a farmácia tenha respaldo garantido por um modelo automatizado em um software, com um laboratório clínico de retaguarda, um programa de qualificação técnica de fornecedores, treinamento dos farmacêuticos, além da emissão de laudos baseados na resolução.

O fundador do Clinicarx também ressalta que, seja qual for o local onde o teste esteja sendo realizado, caso não sejam seguidos os protocolos corretamente, o resultado pode ser comprometido. “O profissional pode estar de posse de um teste de ótima qualidade e influenciar o resultado por má execução. E isso pode acontecer tanto na farmácia, como em uma clínica, UBS ou em um laboratório. Por outro lado, uma execução correta, no paciente certo, no momento certo, garante a confiabilidade dos resultados”, afirma.

Adesão das farmácias

Grandes redes de farmácias do país já estão se mobilizando para oferecer o serviço nas salas clínicas, entre elas o Grupo Tapajós, o Grupo DPSP e a Drogaria Venancio. As Farmácias São João já iniciaram a aplicação, mas agora aguardam o envio de uma nova remessa de testes para daqui a duas ou três semanas.

Já as Farmácias Pague Menos estão oferecendo o serviço desde o dia 30 de abril. Desde então, a rede já realizou mais de 500 testes da Covid-19, com taxa de 19% de pacientes reagentes. Eles estão disponíveis em cinco unidades de Fortaleza (CE), duas em São Paulo (SP) e ainda neste mês serão estendidos para lojas de Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Salvador (BA).

“O protocolo do Clinicarx é bem robusto e reúne todas as informações necessárias para a realização dos testes com segurança. É fundamental o profissional farmacêutico seguir as orientações, a fim de ter segurança e, principalmente, confiança na hora do procedimento”, afirma Albery Dias, diretor de serviços farmacêuticos da Pague Menos. “Também verificamos a ficha técnica de todos os testes que chegam para nós”, ressalta.

Já a farmácia de manipulação Attive Pharma, de Campo Grande (MS), foi a primeira do Brasil a realizar o teste rápido da Covid-19, além de ser a única na cidade a oferecer a testagem de anticorpos para o novo coronavírus. A farmácia já realizou mais de 250 testes na população, com uma estatística de 10% de casos reagentes.

Farmácias que necessitarem de mais esclarecimentos sobre o tema podem consultar o link http://materiais.clinicarx.com.br/testes-rapidos-covid-19.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente                                                                                                                                                                                O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/05/07/vendas-online-das-farmacias-quase-dobram-com-a-pandemia/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação