O seleto clube de farmácias bilionárias no Brasil integra atualmente 15 redes. É o que aponta o estudo desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Cielo. Juntas, essas empresas movimentam R$ 94,9 bilhões em faturamento.
“O setor vem ganhando relevância à medida que amplia os investimentos em digitalização e no incremento do mix de produtos e serviços, apostando na capilaridade como trunfo para superar eventuais oscilações do mercado e da economia”, avalia Eduardo Terra, presidente da SBVC e responsável pelo estudo.
Das 184 empresas com mais de R$ 1 bilhão em faturamento bruto anual, três das maiores redes de farmácias estão no top 20. São elas a RD Saúde, na quinta posição, com R$ 36,3 bilhões; seguida do Grupo DPSP, em 15º (R$ 14,8 bilhões), e das Farmácias Pague Menos, em 19º (R$ 11,9 bilhões).
O “Clube do Bilhão” conta, ainda, com as Farmácias São João (36º), Panvel (56º), Drogaria Araujo (63º), Clamed Farmácias (77º), Drogaria Nissei (82º), Drogaria Venancio (98º), Rede Drogal (103º), Farmácia Indiana (104º), Rede d1000 (118º), Farma Conde (137º), Grupo Total (164º) e Farmais (184º).
Chama a atenção no estudo a presença de duas redes vinculadas ao associativismo e às franquias – o primeiro nicho tem como representante o Grupo Total e o segundo, a Farmais. “São grupos calcados no modelo de expansão regional, aproveitando o fato de terem um conhecimento mais profundo do seu público consumidor e cultivarem essa relação”, acredita o consultor.