A implementação do código 2D pode proporcionar uma nova experiência no varejo. A venda de um produto começa pelo código de barras. Não adianta ter o melhor programa de precificação e estratégias de marketing assertivas. Se o produto não tiver na embalagem aquela sequência de 20 números e barras, nada avança.
Se o código de barras garante segurança e eficiência na comercialização, a sua evolução, o código 2D, vai permitir que as empresas proporcionem uma jornada única aos consumidores. Também chamados de bidimensionais, esses códigos, a exemplo do QRCode, podem armazenar informações como a origem do item produzido e o caminho percorrido da fabricação à loja.
Código 2D no varejo incentiva fidelização
O uso do código 2D no varejo aumenta a segurança ao longo de toda a cadeia de suprimentos, permitindo, por exemplo, viabilizar o recall de itens cuja qualidade é um ponto crítico. A tecnologia pode trazer informações como a validade dos itens, número de lote e data de produção.
Com base na data de validade e no controle das vendas, por exemplo, a farmácia pode programar e disparar automaticamente ações promocionais para aqueles produtos, facilitando a gestão e evitando perdas.
QRCode como caminho da informação
Em entrevista ao portal Diário do Comércio, a gerente de desenvolvimento da Associação Brasileira de Automação, Ana Paula Maniero, elencou as principais recomendações que os gestores do varejo devem seguir para impulsionar os resultados da adoção do código 2D.
- Entenda que o código de barras como conhecemos hoje está finalizando a sua jornada. Sua transformação em código bidimensional, ou simplesmente código 2D, exige preparação e testes até que toda cadeia esteja 100% adaptada para essa transformação
- Encontre parceiros com soluções adequadas e entenda os casos de uso, a possibilidade de comprar novos equipamentos e soluções de software. Várias perguntas irão surgir ao iniciar um projeto de QRCode que mostre tecnicamente o que é necessário e o que cada empresa deseja alcançar
- Lembre-se de que o QRCode não é uma ferramenta de marketing e seu uso, assim como suas metas, devem ser pensadas caso a caso, considerando toda a cadeia de suprimentos. A vantagem do código 2D é que ele pode incluir vários casos de uso no mesmo código
- Para varejistas que trabalham em rede, é recomendável, primeiramente, escolher uma loja-piloto para implementação e acompanhamento. O segundo passo é uma conversa com os provedores de soluções, de modo a preparar o sistema atual para receber uma quantidade maior de informações
- A seguir, é importante fazer a aquisição de novas balanças e leitores adaptados para imprimir e ler esses códigos, seguindo o novo padrão mundial. Por fim, é preciso avaliar em quais produtos são gerados códigos 2D no local, para realizar um estudo de posição de etiqueta e até a mudança nas embalagens