Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

App traz maior acessibilidade à bula de medicamentos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

App traz maior acessibilidade à bula de medicamentos
Foto: Divulgação

Um aplicativo que transforma o código de barras em informações via áudio vem ajudando, principalmente, deficientes visuais a obter informações da bula de medicamentos de forma ágil e prática. O VOXIA é um app que permite às pessoas ouvirem dados sobre qualquer produto.

Desenvolvido pela Cyberia com base em sugestões de pessoas com deficiência visual, baixa visão e idosos, o VOXIA está disponível gratuitamente para smartphones IOS e Android.

Lançado no início de outubro durante a Reatech Brasil – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação, em São Paulo (SP), o aplicativo gerou milhões de downloads e pode agregar valor à agenda ESG e de inclusão social da indústria e de todo o setor farmacêutico.

Bula de medicamentos mais acessível a todos

A bula de medicamentos, por meio do VOXIA, auxilia não apenas deficientes visuais como também o público idoso, consumidores com dificuldade para visualizar letras pequenas ou não alfabetizados.

“A tecnologia conversa com uma população de 70 milhões de deficientes visuais, auditivos, idosos e não alfabetizados no Brasil, segundo o IBGE, e que não têm acesso às informações de rótulos dos produtos ou das bulas”, explica Mario Nicoli Filho, CEO da Cyberia.

Segundo o executivo, o app também beneficia aqueles que preferem ouvir a ler e os que buscam praticidade, agilidade e modernidade ao receber informações sobre produtos.

Todos os produtos disponíveis no mercado que contenham código de barras na embalagem já estão cadastrados no VOXIA. O aplicativo utiliza a inteligência artificial para transformar as informações contidas nos códigos de barras em dados separados por tópicos, como descrição, composição do produto, e indicação, e de maneira mais compreensível.

Assim, o consumidor tem acesso a informações detalhadas dos produtos, possibilitando uma conexão multifuncional com os clientes da marca.

Por meio de parcerias com fabricantes que se cadastram no site, as empresas também podem compartilhar informações mais detalhadas e organizadas em aúdios, e acrescentar vídeos explicativos, imagens acessíveis, textos como a bula completa no caso da indústria farmacêutica e links para promoções. As redes de farmácias também podem incluir dados complementares de suas linhas de marca própria.

“Isso não apenas fortalece a relação entre empresas e consumidores, mas também cria oportunidades para as marcas se destacarem e oferecerem uma experiência completa ao consumidor”, ressalta Nicoli Filho.

“Com o VOXIA, o fabricante também não necessita mudar as embalagens de seus produtos. Ele não está apenas fornecendo informações valiosas, mas também demonstrando responsabilidade sustentável. Reduzindo a necessidade de materiais impressos, ajudamos a preservar o meio ambiente e promovemos práticas de negócios mais verdes”, acrescenta o executivo.

A facilidade de uso também é outra forma de inclusão. Além de ler o código de barras de qualquer produto por meio de uma simples abertura da câmera, basta girar a embalagem até o leitor identificar o código de barras por meio de um aviso sonoro. “Essa é mais uma vantagem muito importante em especial para os deficientes visuais”, finaliza Nicoli Filho.

Empresas e usuários do VOXIA contribuem diretamente para a causa dos deficientes visuais uma vez que parte dos valores pagos pelas empresas que se cadastram vão para instituições que financiam estudos e os auxiliam.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress