Como combater a inadimplência na farmácia é uma pergunta que atormenta, especialmente, pequenas e médias empresas com controles internos mais fragilizados. Adotar ferramentas de análise de crédito, monitoramento de dívida e diversificar a carteira de clientes são algumas das saídas que podem ser postas em prática.
Um documento do Serasa Experian ajuda a conscientizar os empreendedores e gestores sobre estratégias passíveis de implementação para evitar, inclusive, riscos da inadimplência para a sobrevida do PDV. Antes de colocar essas ações em prática, a consultoria indica que a primeira etapa deve consistir na avaliação do perfil médio do cliente inadimplente. Confira algumas características comuns:
- Os homens são maioria, com 50,9% dos inadimplentes
- As pessoas que ganham de um a dois salários mínimos são a parcela mais atingida (39,1%), seguida dos que ganham até um salário mínimo (38,8%)
- A maioria dos inadimplentes possui apenas uma dívida (37,3%), mas 30,7% dos consumidores negativados têm quatro ou mais dívidas
- 19,4% dos inadimplentes têm idade entre 41 e 50 anos. Em segundo no ranking estão os jovens de 18 a 25 anos (14,9% do total)
Taxa ajuda a entender como combater a inadimplência na farmácia
O próximo passo é calcular a sua taxa de inadimplência. Esse estudo, que deve ser realizado pelo menos uma vez por mês, permite uma visão clara sobre os impactos desse problema para a realidade geral do seu negócio.
O cálculo deve ser feito pela divisão dos pagamentos que estão em atraso no prazo de 90 a 180 dias pelo total de recebíveis que venceram durante o mesmo intervalo. Multiplique o resultado por 100 para ter o valor do índice de inadimplência em percentual.
Por exemplo, imagine que a empresa tenha recebido, ao longo do primeiro semestre, uma quantia total de R$ 124 mil. Neste mesmo período, venceram e não foram pagos recebíveis no valor de R$ 14,5 mil. Qual a conta a ser feita neste caso?
R$ 14.500,00 ÷ R$ 124.000,00 = 0,1169
0,1169 × 100 = 11,69% (percentual que representa a sua real taxa de inadimplência)
Risco de bola de neve
Se um grupo de clientes não paga as suas contas, o lucro da empresa reduz e as despesas aumentam. E, é assim que começa a bola de neve: os empreendedores terão dificuldade para manter o negócio, visto que o pagamento dos fornecedores e dos funcionários será comprometido.
Como controlar a inadimplência
Uma das estratégias mais eficazes para a prevenção da inadimplência é a análise de crédito rigorosa. Mas não é só isso. Listamos aqui algumas ações que podem ajudar:
– Utilizar ferramentas de análise de crédito e relatórios de crédito de agências especializadas podem fornecer uma visão clara do perfil financeiro do cliente
– Ter políticas de crédito claras, que definam prazos de pagamento realistas e razoáveis de acordo com o perfil do cliente; limites de crédito também dentro da capacidade de pagamento
– Monitorar as contas a receber ajuda a identificar quaisquer sinais de inadimplência. Em caso de atrasos, é possível enviar alertas
– Enviar lembretes de pagamento antes da data de vencimento. Esses lembretes podem ser enviados por e-mail ou mensagem de texto
– Diversificar a base de clientes para não ficar dependente de pequenos grupos. Isso ajuda a espalhar o risco e garantir que a inadimplência de um cliente não afete significativamente o fluxo de caixa