Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Como clarear os dentes: conheça os tratamentos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Como clarear os dentes

A busca por procedimentos para alcançar um sorriso branco e perfeito tem se tornado cada vez mais comum. Mas como clarear os dentes? Há várias técnicas que podem ser feitas num consultório ou em casa, como o laser, gel associado ou moldeira personalizada.

É importante salientar que as pessoas nem sempre procuram um profissional para a realização do clareamento, e acabam se aventurando em receitas caseiras que encontram na internet. Mas esse é um papo para outro post. Hoje vamos falar de algumas opções clinicas para turbinar o sorriso.

O amarelado dos dentes surge por diversos fatores, entre eles a genética. A idade, ao longo do tempo, promove o desgaste do esmalte, assim como o uso de antibióticos, cigarro ou consumo de café e refrigerantes.

Antes de escolher qualquer forma de clareamento, o dentista precisa avaliar a dentição do paciente, pois alguns procedimentos provocam sensibilidade nos dentes e nas gengivas. Apresento aqui as técnicas mais populares de como clarear os dentes:

Clareamento a laser

O clareamento dental a laser é realizado no consultório odontológico com um aparelho de luz pulsada com um gel clareador. O calor provocado pelo dispositivo acelera e intensifica o processo. Um dos mais tradicionais, esse método é considerado o mais rápido, pois na primeira sessão os resultados são perceptíveis.

Clareamento com moldeira

Esse tratamento pode ser feito em casa com uma moldeira de silicone, desenvolvida pelo dentista, acompanhada por um gel clareador à base de peróxido de carbamida ou hidrogênio. Porém, os resultados são mais lentos, girando em torno de duas semanas.

Fitas de clareamento

Nesse procedimento, uma pequena camada de gel de peróxido de hidrogênio é distribuída em fitas plásticas moldadas que ajustam nos dentes, branqueando de um a dois tons. Normalmente o uso é feito após a escovação comum, com duração de 30 minutos, mas sempre com a supervisão de um dentista, pois tende a provocar sensibilidade ou irritação nos dentes e gengivas.

Gel de clareamento

A técnica é popular, permite clarear os dentes em um a dois tons e pode ser aplicada diretamente com a escova diretamente na superfície. Os géis são usados em várias modalidades: na moldeira, fitas ou bandejas de clareamento.

Bandejas de clareamento

Afinal, como clarear os dentes na forma de bandejas? Envolve o preenchimento do dispositivo com o gel clareador com peróxido de carbamida, com a orientação de uso de 2 a 4 horas diárias, por até quatro semanas, dependendo do grau do paciente. Os efeitos são visíveis em poucos dias.

Lente de contato

Outro tratamento comum é a aplicação de facetas de porcelana ou resina, mais famosa com lente de contato, que melhora a estética do dente, deixando-o mais branco, além de disfarçar todas as imperfeiçoes.

Cuidados durante o tratamento

Durante os procedimentos para clarear os dentes, alguns hábitos devem ser adotados para garantir e manter os resultados. Além disso, mantenha a regra de fazer limpeza uma vez ao ano.

  • Mantenha a rotinas de escovação
  • Use fio dental
  • Utilize enxaguante bucal sem corantes
  • Evite o consumo de alimentos e bebidas que mancham o dente
  • Evite frutas cítricas
  • Evite fumar

Contraindicação

O processo de clareamento não é indicado para gestantes ou pessoas com excesso de placas bacterianas, tártaro ou gengivite.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!