Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Como controlar a resistência à insulina?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

resistência à insulina

A resistência à insulina é uma condição comum que precisa ser tratada de maneira adequada, para evitar sérios problemas. Entenda quais são os principais fatores que contribuem para o aparecimento e agravamento da resistência à insulina e as principais formas de prevenção e tratamento.

O que é resistência à insulina?

A resistência à insulina é um distúrbio metabólico que dificulta o transporte da glicose dos alimentos para as células. Essa condição afeta a forma como o corpo usa a glicose e, se não for tratado, pode levar a sérios problemas de saúde, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas, entre outras.

Existem vários fatores que contribuem para o aparecimento e o agravamento da resistência à insulina. Os principais são:

Sobrepeso e obesidade: o excesso de peso corporal causa um aumento na resistência à insulina.

Exercícios físicos: a falta de exercício dificulta o corpo no transporte de insulina de maneira correta.

Excesso de açúcar: os alimentos ricos em açúcares simples contribuem para o a resistência à insulina.

Alimentos industrializados: alimentos processados são ricos em gorduras e sódio, podendo contribuir para um aumento na resistência à insulina.

Estresse: o estresse colabora para a resistência à insulina, pois afeta o metabolismo do corpo.

Genética: o histórico familiar de diabetes, pressão alta e doenças cardíacas também contribuem para a resistência à insulina.

Prevenção da resistência à insulina

A maneira mais eficaz de prevenir a resistência à insulina é adotar um estilo de vida saudável e apostar em uma rotina mais regrada, como:

  • Manter um peso saudável
  • Praticar atividade física
  • Comer alimentos saudáveis
  • Ter um sono de qualidade

Tratamento da resistência à insulina

O tratamento da resistência à insulina depende da gravidade do problema e, muitas vezes, inclui mudanças no estilo de vida e o uso de medicamentos. Algumas estratégias podem ajudar a controlar os níveis:

Mudanças no estilo de vida: mudanças significativas no estilo de vida, como perda de peso e exercícios físicos regulares ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina. Esse protocolo precisa ser acompanhado de uma dieta saudável com alimentos ricos em fibras, frutas, verduras e grãos integrais.

Medicamentos: em alguns casos, o médico pode prescrever medicamentos para tratar a resistência à insulina, que são os hipoglicemiantes que controlam os níveis de açúcar no sangue.

Suplementos: suplementos como o óleo de prímula, ômega 3 e os probióticos, têm se mostrado benéficos no tratamento.

O tratamento da resistência à insulina, na maioria dos casos, consiste em mudanças no estilo de vida, uso de medicamentos e suplementos.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress