Dados recentes mostram que a fidelidade do cliente está cada vez mais vinculada à experiência e à percepção da marca. De acordo com o Anuário CX Trends 2024, pesquisa realizada pela OpinionBox em parceria com a Octadesk, 52% dos clientes preferem comprar produtos de marcas que ofereçam uma boa experiência. Isso reforça a importância de investir em estratégias que não apenas atraem, mas também retêm clientes.
Para Daiane Milani, especialista em gestão estratégica de marcas, o segredo está na criação de uma identidade forte e memorável. “Isso vai além de oferecer um produto ou serviço de qualidade. É sobre como se colocar no mercado e se conectar emocionalmente com seu público-alvo”, explica.
Ela ressalta a relevância de uma presença consistente em todos os pontos de contato com o cliente, desde as redes sociais, publicidades e qualidade de atendimento no PDV. “No cotidiano, pode ser que o empresário ou empreendedor não esteja conseguindo visualizar a importância dos detalhes, mas ele precisa saber que sua identidade visual e a comunicação verbal e não verbal de sua marca reforçam a posição da empresa no mercado”, pontua.
As plataformas digitais oferecem oportunidades para as marcas se engajarem de forma autêntica com seu público. Mas nada supera a conexão presencial. É por meio desse ambiente que a empresa consegue estabelecer um vínculo real e profundo com os seus clientes. “Para isso, é fundamental que o espaço físico e a comunicação estejam alinhados”, avalia.
Estratégias de branding influenciam na decisão de compra
É fundamental que as pequenas empresas reconheçam a importância das estratégias de branding e invistam tempo e recursos na sua construção. Além de ajudar a diferenciar a marca no mercado, um trabalho bem-sucedido na área pode gerar um retorno significativo sobre o investimento.
Um estudo da McKinsey revelou que empresas com uma forte identidade de marca podem gerar até 20% a mais de receita do que aquelas sem uma estratégia clara.