Como evitar o abandono de carrinho nas compras online

Despesas imprevistas, entregas demoradas e processos de checkout complexos estão entre os principais motivos

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ABANDONO DE CARRINHOCompras online, farmácias, orientação empresarial
Abandono de carrinho é uma realidade preocupante para o e-commerce brasileiro | Foto: Canva

O abandono de carrinho é uma realidade preocupante para o e-commerce brasileiro, com taxas que podem atingir impressionantes 82%, segundo o E-commerce Radar. Custos inesperados, prazos de entrega longos e check-outs complicados são alguns dos fatores que afastam os consumidores no momento decisivo, gerando prejuízos para os varejistas.

Quase metade dos consumidores (48%) desiste da compra ao se deparar com valores mais altos do que o esperado, de acordo com estudo da Baymard Institute. Mas o problema não para por aí. Atrasos na entrega também são um grande vilão, levando 36,5% dos clientes a abandonarem as compras, segundo dados da Yampi.

 

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O check-out é outro fator crítico, uma vez que 79% dos brasileiros preferem parcelar suas compras. A falta de opções flexíveis de pagamento faz com que muitos desistam antes mesmo de finalizar o pedido, conforme indica pesquisa do SPC Brasil.

Tecnologia ajuda a evitar abandono de carrinho

Contudo, a tecnologia chegou para reverter o abandono de carrinho. Soluções inovadoras vêm tornando a experiência do consumidor mais fluida e personalizada, além de impulsionar a concretização das compras.

Segundo Alberto Filho, CEO da startup Poli, a centralização da jornada de compra em uma única plataforma como o WhatsApp ajuda a mitigar o problema. “Somos um dos poucos países onde pagamentos via aplicativos de mensagens são uma realidade, tornando a experiência de compra mais prática e acessível, além de impulsionar o crescimento do e-commerce nacional”, destaca o executivo.

A vantagem está na praticidade e integração do sistema, que oferece uma jornada de compra ágil, na qual o consumidor escolhe produtos, interage com canais de atendimento e realiza o pagamento, tudo dentro de um único ambiente digital.

Outro grande diferencial é a possibilidade de integração com gigantes do mercado de pagamentos, como Mercado Pago e PagSeguro, oferecendo uma variedade de opções para o consumidor, desde boleto até cartão de crédito.

“E para as empresas, a plataforma oferece uma gestão de transações em tempo real, permitindo que os gestores filtrem vendas por nome de cliente, vendedor ou até mesmo status do pagamento, otimizando o controle de vendas”, finaliza.

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