O abandono de carrinho รฉ uma realidade preocupante para oย e-commerce brasileiro, com taxasย queย podem atingir impressionantesย 82%, segundo oย E-commerce Radar. Custos inesperados, prazos de entrega longosย eย check-outs complicados sรฃo alguns dos fatoresย queย afastam os consumidores no momento decisivo, gerando prejuรญzos para os varejistas.
Quase metade dos consumidores (48%) desiste da compra ao se deparar com valores mais altos doย queย o esperado, de acordo com estudo da Baymard Institute. Mas o problema nรฃo paraย porย aรญ. Atrasos na entrega tambรฉm sรฃo um grande vilรฃo, levando 36,5% dos clientes a abandonarem as compras, segundo dados da Yampi.
O check-out รฉ outro fator crรญtico, uma vez que 79% dos brasileiros preferem parcelarย suasย compras. A falta de opรงรตes flexรญveis de pagamento faz comย queย muitos desistam antes mesmo de finalizar o pedido, conforme indica pesquisa do SPC Brasil.
Tecnologia ajuda a evitar abandono de carrinho
Contudo, a tecnologia chegou para reverter o abandono de carrinho. Soluรงรตes inovadoras vรชm tornando a experiรชncia do consumidor mais fluidaย eย personalizada, alรฉm de impulsionar a concretizaรงรฃo dasย compras.
Segundo Alberto Filho, CEO da startup Poli, a centralizaรงรฃo da jornada de compra em uma รบnica plataforma comoย o WhatsApp ajuda a mitigar o problema. โSomos um dos poucos paรญses onde pagamentos via aplicativos de mensagens sรฃo uma realidade, tornando a experiรชncia de compra mais prรกticaย eย acessรญvel, alรฉm de impulsionar o crescimento doย e-commerce nacionalโ, destaca o executivo.
A vantagem estรก na praticidadeย eย integraรงรฃo do sistema,ย queย oferece uma jornada de compra รกgil, na qual o consumidor escolhe produtos, interage com canais de atendimentoย eย realiza o pagamento, tudo dentro de um รบnico ambiente digital.
Outro grande diferencial รฉ a possibilidade de integraรงรฃo com gigantes do mercado de pagamentos,ย comoย Mercado Pagoย eย PagSeguro, oferecendo uma variedade de opรงรตes para o consumidor, desde boleto atรฉ cartรฃo de crรฉdito.
โE para as empresas, a plataforma oferece uma gestรฃo de transaรงรตes em tempo real, permitindoย queย os gestores filtrem vendasย porย nome de cliente, vendedor ou atรฉ mesmo status do pagamento, otimizando o controle de vendasโ, finaliza.