Como instituir uma estratégica de marketing para cannabis?

Assim como medicamentos tradicionais, propaganda de produtos à base da planta apresenta barreiras legais

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marketing para cannabis
Anvisa regula a publicidade sobre produtos de cannabis medicinal / Foto:Freepik

Apesar de ser um mercado em pleno crescimento, o marketing para cannabis medicinal ainda engatinha. Isso porque, a exemplo dos medicamentos tradicionais, existem limitações nos processos de divulgação desses produtos. As informações são da Kaya Mind.

Tais restrições, no entanto, não impedem a indústria e o varejo de instituir ferramentas e boas práticas de comunicação para difundir a categoria. O que sim se faz necessário é um planejamento estratégico e de acordo com as legislações vigentes. Mas por onde começar?

Marketing para cannabis medicinal: cuidado com as limitações 

A publicidade em torno da cannabis medicinal apresenta limitações muito similares às que são aplicadas nos demais medicamentos. Afinal, quem estabeleceu tais diretrizes foi a mesma agência – a Anvisa.

Segundo as regulamentações atuais, a propaganda de produtos à base da planta deve:

  • Ser destinada aos prescritores;
  • Contar com informações científicas e educativas

Além disso, existem pontos que a sua divulgação não deve conter sob hipótese alguma:

  • Ter cunho promocional
  • Prometer cura ou eficácia
  • Ser destinada ao consumidor final

Como divulgar então? 

Apesar dos entraves, é sim possível criar um plano de comunicação eficaz para a cannabis medicinal. Entre as recomendações estão:

  • Promover eventos com foco em educação científica;
  • Produzir conteúdos técnicos ricos para os profissionais da saúde;
  • Apoiar pesquisas e estudos clínicos

“Além de usar dessas formas de divulgação para ampliar o awareness da sua marca ou farmácia, elas também fortalecerão a imagem de uma companhia séria e engajada em democratizar o acesso à informação sobre a cannabis medicinal”, conclui Maria Eugenia Riscala, CEO da Kaya Mind.

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