Apesar de ser um mercado em pleno crescimento, o marketing para cannabis medicinal ainda engatinha. Isso porque, a exemplo dos medicamentos tradicionais, existem limitações nos processos de divulgação desses produtos. As informações são da Kaya Mind.
Tais restrições, no entanto, não impedem a indústria e o varejo de instituir ferramentas e boas práticas de comunicação para difundir a categoria. O que sim se faz necessário é um planejamento estratégico e de acordo com as legislações vigentes. Mas por onde começar?
Marketing para cannabis medicinal: cuidado com as limitações
A publicidade em torno da cannabis medicinal apresenta limitações muito similares às que são aplicadas nos demais medicamentos. Afinal, quem estabeleceu tais diretrizes foi a mesma agência – a Anvisa.
Segundo as regulamentações atuais, a propaganda de produtos à base da planta deve:
- Ser destinada aos prescritores;
- Contar com informações científicas e educativas
Além disso, existem pontos que a sua divulgação não deve conter sob hipótese alguma:
- Ter cunho promocional
- Prometer cura ou eficácia
- Ser destinada ao consumidor final
Como divulgar então?
Apesar dos entraves, é sim possível criar um plano de comunicação eficaz para a cannabis medicinal. Entre as recomendações estão:
- Promover eventos com foco em educação científica;
- Produzir conteúdos técnicos ricos para os profissionais da saúde;
- Apoiar pesquisas e estudos clínicos
“Além de usar dessas formas de divulgação para ampliar o awareness da sua marca ou farmácia, elas também fortalecerão a imagem de uma companhia séria e engajada em democratizar o acesso à informação sobre a cannabis medicinal”, conclui Maria Eugenia Riscala, CEO da Kaya Mind.