O CMV (Custo das Mercadorias Vendidas) é um dos principais indicadores operacionais de uma farmácia. Ou seja, mede o quanto se gasta para manter a atividade principal.
A partir da identificação do custo da mercadoria, o gestor tem em mãos dados que ajudam a saber se o negócio está sendo, de fato, rentável ou não. Confira abaixo as orientações sobre essa estratégia, com base em informações da Farmarcas.
O que é o CMV?
Trata-se da soma de tudo o que a empresa investe para comprar, produzir e estocar seus produtos e mercadorias até que eles sejam comercializados. Isso inclui o pagamento dos fornecedores, custo do frete, incidência de impostos, seguros, entre outras despesas.
Para que serve?
- O CMV serve principalmente como base deapuração do resultado bruto
- Para a farmácia ser lucrativa ela precisa necessariamente ter um preço de vendasuperior ao CMV
- O cálculo do Custo das Mercadorias Vendidas também serve como parâmetro para a precificação do mix de produtos
- Também pode ser usado na apuração da margem de contribuiçãodos produtos, a parte do valor das vendas que contribuem para o pagamento das demais despesas do negócio
- Medir e acompanhar o CMV dá ao gestor condições de elaborar estratégias de controle e redução de custos. Isso pode ser feito otimizando os gastos com estoque ou negociando melhores condições de comprajunto aos fornecedores
- Reduzir o custo com as mercadorias vendidas significa aumentar o lucro sem precisar mexer no preço ao consumidor final
O que é o lucro bruto?
- Ao subtrair do total de vendas o Custo das Mercadorias Vendidas, a empresa chega a seu lucro bruto. Ao subtrair do lucro bruto as despesas, que podem ser fixas e variáveis, chega-se ao lucro líquido
Para isso, é preciso saber distinguir os significados de custo e despesa:
- Custo é tudo que a empresa gasta com sua atividade-fim, seja na aquisição de mercadorias, pagamento de mão de obra, entre outros
- Despesas são gastos indiretos à atividade-fim, como água, telefone, material de escritório ou material de limpeza
Principais erros de CMV
O cadastro correto dos produtos no sistema da loja é fundamental para gerar o CMV de maneira correta. Confira a seguir os principais erros relacionados ao CMV na operação da loja:
Preço da última entrada maior ou igual ao Preço Fábrica – Esse erro pode ocorrer caso o desconto recebido no momento do recebimento do produto não seja considerado ao dar entrada na nota
Porcentagem de desconto representando prejuízo – Caso o produto que não seja medicamento ou que seja de precificação liberada apresente desconto alto, é preciso verificar o cadastro de entrada
Produtos cadastrados no grupo incorreto – Ao cadastrar o produto no sistema, a pessoa responsável pode, por descuido, inclui-lo no grupo de produtos incorreto
Desconto estratégico – No sistema da loja, quando o responsável pela precificação baixa significativamente o valor de algum produto, pode-se considerar erro. Porém, muitas vezes a pessoa deseja dar um desconto estratégico em determinado item
Erro de fracionamento – Ocorre quando, ao dar entrada no produto no sistema, é feito o cadastro do valor pago pela caixa, sem levar em consideração as unidades contidas
PMC incorreto – Na maioria das vezes esse erro ocorre pois, ao invés de aumentar a porcentagem de descontos, seja como cestão de ofertas ou como promoção programada, o empresário diminui o PMC do produto para que ele seja vendido mais barato. O PMC é uma base de valor que não deve ser alterada para uma leitura correta dos dados das vendas
PBM – Alguns produtos podem apresentar CMV negativo por serem de algum programa de benefícios. Neste caso, basta incluir a informação para não impactar os relatórios das vendas