Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Como surgem as dores abdominais?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

dores abdominais

As dores abdominais são incômodos tão comuns que cerca de 20% da população global sofre com elas por algum problema intestinal ou já teve cólicas renais. Cerca de 10% sentem dores abdominais causadas por problemas biliares. Além disso, 90% dessas pessoas costumam medicar sua dor sem procurar entender a causa.

“É importante se atentar aos sinais que o corpo dá para obter um tratamento eficaz. Aliviar sintomas está ao nosso alcance no cotidiano, mas as dores também podem ser sinais de diversas condições, desde problemas digestivos simples até inflamações mais sérias. Inclusive, podemos distinguir algumas das dores abdominais mais comuns de acordo com a localização da dor”, alerta o ginecologista e obstetra Marcio de Queiroz Elias.

Saiba diferenciar os tipos de dores abdominais

  • Dor na boca do estômago

Normalmente localizada na parte superior central da barriga, pode caracterizar um grande consumo de alimentos industrializados, má digestão, refluxo, gases e até problemas como a úlcera gástrica ou inflamações na vesícula.

  • Dores nos lados da barriga

Quando a dor é na região superior pode indicar pedras na vesícula e doenças no fígado no lado direito e úlcera gástrica, gastrite e gases no esquerdo. Já na região inferior, as causas podem ser doença de Crohn, inflamações do intestino ao lado direito, problemas na hérnia inguinal ao lado esquerdo e cistos nos ovários em ambos os lados.

  • Dores na região pélvica 

Além das já conhecidas cólicas menstruais, nesta região, as dores podem indicar problemas como endometriose, miomas, gravidez ectópica, infecção do intestino, cólon irritável e infecções de urina e bexiga.

  • Dores na região dos rins

Por fim, os comuns picos de dores intensas nos rins, também conhecidas como cólicas renais, podem indicar as pedras nos rins, resultado do acúmulo de cristais da urina.

Como aliviar a dor?

Medicamentos à base de bultibrometo de escopolamina e dipirona promovem um alívio rápido da dor quando ela aparece no meio de sua rotina, isso porque a escopolamina é um antiespasmódico que alivia as contrações na região abdominal, e a dipirona atua diminuindo a percepção da dor.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress