Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Endometriose: como ela afeta a fertilidade

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

endometriose

A endometriose é um distúrbio ginecológico comum em mulheres em idade reprodutiva que consiste na presença das glândulas endometriais no útero. Essa condição é caracterizada por dor, hematomas e ciclos menstruais anormais. Embora às vezes seja leve, ela pode se agravar e tornar-se um motivo significativo de ansiedade e problemas de saúde.

Além disso, a endometriose também pode afetar a fertilidade das mulheres, pois pode causar danos ao útero, aos ovários, às trompas de Falópio e a outros órgãos.

O que é endometriose?

A endometriose é uma das doenças ginecológicas mais comuns que afetam mulheres na faixa etária entre 20 e 40 anos. Ela é caracterizada pelo crescimento do endométrio, o revestimento do útero, em áreas fora do útero, como ovários, trompas, bexiga e intestino.

Sintomas da endometriose

Os sintomas mais comuns da endometriose são dor pélvica crônica, dor durante ou após a relação sexual, dor pélvica grave durante os períodos menstruais, sangramento intenso nos períodos menstruais, corrimento vaginal excessivo, náuseas leves e dificuldade para engravidar.

Como a endometriose afeta a fertilidade?

Existem várias maneiras pela qual a endometriose pode afetar a fertilidade, a principal delas sendo a formação de aderências que podem impedir a liberdade de movimento dos óvulos, bloqueando a saída dos óvulos das trompas. Além disso, o crescimento da endometriose pode causar danos aos ovários e ao útero, comprometendo a capacidade de engravidar.

Muitas mulheres que sofrem de endometriose conseguem ter filhos. Para te ajudar com a fertilidade, separamos algumas dicas:

Boa alimentação:  uma dieta equilibrada mantém o sistema reprodutivo saudável, além de ajudar a equilibrar os hormônios que são importantes para a fertilidade.

Exercícios regulares: atividades físicas aumentam os níveis de energia e a regular os ciclos menstruais.

Tratamentos para a fertilidade: se a endometriose estiver comprometendo sua fertilidade, o tratamento pode melhorar os sintomas e, consequentemente, aumentar as chances de engravidar.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress