Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Como tirar o tártaro do meu dente?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

tártaro

Quando a placa bacteriana que fica sobre os dentes e as gengivas se calcifica, o tártaro prevalece. Ele é aquela famosa placa amarela e dura que fica em cima de dentes sujos, levando uma má impressão para qualquer um que se deparar com aquilo. Se não for tratado, o tártaro pode promover manchas dentárias e incentivar a formação de cáries, mau hálito constante e gengivite (inflamação nas gengivas).

Sabendo disso, é necessário sempre escovar bem os dentes e com frequência. Mas não basta só isso, o fio dental é super necessário e não pode ser esquecido. Mantenha uma alimentação saudável e rica em minerais para facilitar na proteção contra o tártaro, e opte por se distanciar de comidas açucaradas, pois o ingrediente é muito tendencioso à formação de tártaro.

Não será possível tirar o tártaro sozinho em casa. Ainda mais se a placa for muito dura e espessa. Para remove-lo, você deverá consultar o seu dentista de confiança, para que seja realizada uma avaliação e seus dentes passem por limpeza, tirando toda a placa. Sendo assim, confira abaixo os sintomas, as causas, como é feita a remoção e como se evita o tártaro.

Sintomas de tártaro

Os sintomas de tártaro nos dentes são bastante facilmente reconhecidos. Ele é caracterizado por uma camada escura sobre os dentes, boa parte das vezes amarelada e bem colada ao dente. Normalmente fica próximo à gengiva, na base do dente ou no vão entre cada um deles, se destacando mesmo depois de escova-los, seja bem ou mal feita.

O que causa tártaro?

O tártaro ocorre quando há a calcificação da placa bacteriana presente em volta da arcada dentária. Isso pode ser influenciado por maus hábitos higiênicos, ou seja, pela má escovação dos dentes, já que o acumulo de restos de comida gera mais bactérias na boca, sendo associado também à salivação em excesso. Fatores externos como o uso de alguns medicamentos específicos que favorecem a proliferação do tártaro também podem ser causas, ressaltando também alterações no fluxo de saliva.

Remoção do tártaro

Para tirar o tártaro do dente você precisará ir ao dentista. Mesmo com uma escovação forte, será quase impossível tirá-lo da boca em casa, já que eles ficam muito aderidos à arcada. A remoção é realizada pelo próprio odontologista em seu consultório, durante uma consulta onde seja feita a limpeza bucal.

Esse procedimento faz uma raspagem nas regiões, tirando as placas de tártaro e promovendo a saúde dos dentes. Durante a remoção, o dentista também tira o acumulo da placa bacteriana para evitar maiores formações de tártaro ou a solidificação delas.

Para tentar fazer um procedimento em casa, existe uma opção bastante polêmica. Esse método utiliza bicarbonato de sódio, responsável por aumentar o pH da placa bacteriana ao penetrar no local, removendo boa parte do tártaro ao combater as bactérias presentes na região. Não abuse dessa tática, já que o uso contínuo de bicarbonato de sódio pode alterar a porosidade do dente, e o deixar sensível, o que não é bom para a saúde bucal.

Não dê espaço para o tártaro nascer

É uma tarefa relativamente simples evitar a formação de tártaro. Para isso, é necessário escovar os dentes regularmente, sempre após as refeições, aproximadamente de 3 a 5 vezes por dia. Apenas isso não bastará, e o uso de fio dental é primordial para evitar o acúmulo de restos de comida não removidos pela escova.

Também é válido realizar uma consulta odontológica para fazer uma limpeza bucal regularmente, de maneira que o paciente sempre esteja antenado para não deixar a sujeira se proliferar e o seu dentista retire qualquer irregularidade sempre que necessário.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress