Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Congresso coloca o autocuidado em farmácias na pauta

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Congresso coloca o autocuidado em farmácias na pauta

Pela primeira vez o autocuidado em farmácias será o assunto principal de um congresso. E o Panorama Farmacêutico é parceiro oficial da iniciativa inédita.A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde (ACESSA), em parceria com a Associação Latino-Americana de Autocuidado Responsável (ILAR), realiza o 1º Congresso Latino-Americano de Autocuidado. O encontro acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro no hotel Tivoli Mofarrej, na capital paulista.

O evento também conta com a colaboração da Global Self-Care Federation (GSCF), principal federação mundial do segemnto de MIPs, que congrega associações, fabricantes e distribuidoras.

“Teremos especialistas da OMS, nomes de relevência no setor público e privado na América Latina, e representantes da Anvisa na agenda, com o claro objetivo de gerar um espaço de discussão para colaborar com o avanço na adoção dessa prática”, ressalta Marli Sileci, presidente executiva da ACESSA.

Autocuidado em farmácias: OMS abre programação

O encontro que debaterá o autocuidado em farmácias terá, na sessão de abertura, a presença do diretor de promoção da saúde da OMS, Dr. Ruediger Krech. O dirigente estará em um painel com os presidentes da ACESSA, Leonora Coimbra; da ILAR, Arturo Sánchez; e da GSCF, Manoj Raghanandanan.

Na sequência, o autocuidado em farmácias e seu papel na construção de sistemas de saúde resilientes reunirá especialistas dos governos colombiano e mexicano. O papel do autocuidado no empoderamento individual também será tema de debates, que contarão com nomes da indústria farmacêutica. O acesso a esses produtos, as tendências do setor e as políticas de saúde fecham o primeiro dia de congresso.

Sustentabilidade e regulatório norteiam segundo dia

Já no segundo dia, a abertura dos trabalhos fica a cargo da diretora adjunta da segunda diretoria da Anvisa, Dra. Patrícia Tagliari. Aliás, não poderia ser mais apropriado começar com a agência, uma vez que o mercado regulatório será um dos protagonistas do dia.

Painéis debaterão assuntos como o futuro regulatório para o setor e também os líderes em mudança regulatória, além de trazer especialistas latinos, europeus e representantes da cadeia produtiva.

Outro eixo das conversas será a sustentabilidade e inovação, onde serão tratados temas como autocuidado e sustentabilidade, rotulagem eletrônica e a carta ambiental da GSCF.

Autocuidado tá on

Os MIPs continuam figurando como uma das categorias mais promissoras no canal farma, movimentando valores cada vez maiores. Apenas em 2022, a receita do segmento ficou em R$ 27,6 bilhões, um crescimento de 25% em comparação com o ano anterior.

Com um consumidor cada vez mais maduro, o setor vive anos dourados, registrando recorde de faturamento nos últimos três anos. No período, 1,42 bilhão de unidades foram comercializadas, representando 15% do volume de negócios.

Setor quer autocuidado no calendário oficial da saúde

O autocuidado também é pauta de um movimento para criar uma resolução global sobre o assunto. Já no Brasil, o setor farmacêutico se mobiliza para acelerar a aprovação do Projeto de Lei 3099/2019, que institui no calendário oficial da saúde o Dia Nacional do Autocuidado. De autoria do deputado federal Juninho do Pneu (União-RJ), a proposta aguarda designação de relator na Comissão de Saúde da Câmara. A data já é celebrada em outros países no dia 24 de julho.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!