Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Conheça a alfazema e a abrangência da planta medicinal

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Alfazema

A alfazema é uma planta utilizada de forma medicinal que tem sua área de atuação em diversas necessidades do corpo humano. Trabalha, desde doenças psíquicas, como ansiedade e depressão, até na má digestão e picadas de insetos por exemplo, por proporcionar em sua composição alto nível tranquilizante, além das propriedades analgésicas para dores.

Popularmente, a alfazema é chamada de Lavanda, e é encontrada comumente em farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais, mercados e feiras livres. A planta se destaca por ser multifuncional, e vem se destacando recentemente. Conheça-a melhor abaixo:

Funções da alfazema

  • Combate a depressão e a ansiedade;
  • Redução da pressão arterial;
  • Qualifica o sono;
  • Diminuição da febre e de enxaquecas;
  • Relaxamento e redução do estresse;
  • Estabilização cardíaca;
  • Cicatrização de aftas;
  • Problemas de má digestão e no estômago;
  • Hidratação da pele.

Antes de utilizar a alfazema, consulte um fitoterapeuta (especialista em plantas medicinais) para saber se realmente é necessário o uso e se alguma outra planta pode ser melhor indicada.

Formas de uso

A massagem com o óleo de alfazema é indicada para aliviar dores de cabeça resultadas de estresse e tensão muscular, na região das têmporas ou na parte de trás do pescoço.

Para realizar a massagem, deve se pingar de 4 a 5 gotas do óleo pela mão e utilizá-las para massagear as têmporas por alguns minutos, circularmente. Caso a dor for originária de tensão no pescoço, ela deve ser realizada acima da região da nuca, atrás do pescoço.

Pingar de 1 a 2 gotas do óleo essencial de alfazema em picadas de inseto também pode ajudar no alívio da dor.

  • Chá de alfazema

Como chá, a alfazema ajuda na má digestão e em problemas no estômago, asma, espasmo e enxaquecas.

Para prepara-lo, adicione 1 colher de sopa de flores de alfazema numa xícara de água fervente, as deixando em repouso de 5 a 10 minutos. Após isso, coa as flores, deixe a fervura passar e tome o chá. Tomá-lo 3 vezes ao dia, após grandes refeições, pode trazer ótimos resultados.

  • Banho quente com alfazema

Tomar banho quente com alfazema faz muito bem para a calma, relaxamento e como tranquilizante do corpo humano. Diminui o estresse, as dificuldades para dormir e a ansiedade. Para isso, é necessário 100g de flores ou 7 gotas de óleo essencial de alfazema à água quente.

Colocar 100g das flores num tecido fino, amarrá-lo como um saquinho e o prendendo ao chuveiro com barbante é outra opção. O óleo essencial também pode ser utilizado, não prejudicando os efeitos naturais e as propriedades medicinais da alfazema no banho quente.

Utilizar sacos com flores secas da alfazema embaixo do travesseiro é uma boa opção para qualificar o sono.

Efeitos colaterais

A alfazema não tem efeitos colaterais graves e nem algo que possa preocupar. Seu único efeito é a sonolência, tendo em vista que seus índices relaxantes são altos, e em excesso podem causar muito sono.

Contraindicações

É contraindicado em casos de gravidez, de presença de úlceras gástricas e de alergia ao óleo essencial.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress