Conheça as frutas que prendem o intestino

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

frutas que prendem o intestino

Você sabe quais são as frutas que prendem o intestino? Se você sentir muitos gases ou convive com prisão de ventre após ingerir certos alimentos, é possível que seu intestino esteja com dificuldade para processar o alimento corretamente.

Algumas frutas possuem níveis de fibra mais altos, o que pode ser uma faca de dois gumes. Isso porque a fibra ajuda a regular o funcionamento do intestino, mas, quando consumida em excesso, pode levar a prisão de ventre.

O exagero no consumo de fibras pode causar uma série de sintomas desagradáveis, tais como dor abdominal, inchaço, intestino preso e desconforto generalizado.

Confira as frutas que prendem o intestino

Algumas das frutas que prendem o intestino são maçã, uva, abacate, pera, goiaba, jabuticaba, papaia, manga, melão, caju e banana. Estas frutas contêm uma quantidade significativa de fibras que contribuem para prender o intestino.

As consequências de consumir essas frutas em excesso são o desenvolvimento de gases, em alguns casos a diarreia e inchaço no abdômen. Se você sentir algum desconforto após comer esses alimentos, é muito importante descansar.

Pera 

Esse é um dos melhores exemplos de que o equilíbrio no consumo de fibras é a chave. Isso porque a pera é rica nesse carboidrato, levando até certa fama de “soltar” o intestino.

Só que, quando consumida em excesso, pode até mesmo prendê-lo, principalmente se você reduzir o consumo de líquidos. Ou seja, tudo é uma questão de equilibrar sua dieta.

Maçã 

A maçã sempre é um alimento rico em fibras, mas, quando consumido sem casca, a presença desse carboidrato diminui. Outro ponto que influencia na digestão dessa fruta é a presença de pectina.

Essa fibra solúvel interfere no tempo de digestão dos alimentos, o que pode prender o intestino.

Papaia

A papaia é uma fruta muito consumida em várias partes do mundo. É muito saborosa e nutritiva, contendo inúmeros benefícios para a saúde.

Infelizmente, contém uma grande quantidade de frutose e, portanto, pode ocasionar problemas de intestino preso.

 Uva

A uva é outra fruta que tem a capacidade de prender o intestino. Ela contém grandes quantidades de frutose, o que pode contribuir para o desconforto no trato digestivo.

Além disso, as uvas possuem muita fibra, que podem contribuir para o desenvolvimento de inchaço no intestino.

Abacate

Outra fruta que pode prender o intestino é o abacate. Por possuir muita gordura, ela pode ser muito difícil de digerir. Além disso, o abacate é rico em frutose, o que deve ser evitado quando se tem problemas digestivos.

Manga

A manga também é conhecida por prender o intestino por causa das fibras e de seu alto teor de frutose.

Melão

Apesar de muito doce e nutritiva, o melão pode causar desconforto no trato digestivo, já que possui muita frutose.

Caju

 Embora seja uma grande fonte de cálcio e magnésio, o caju também contém muitos carboidratos, o que significa que seu corpo não poderá digerir a fruta completamente.

O consumo excessivo desta fruta também pode prender o intestino, então é importante comê-la com moderação.

Um dos motivos pelos quais essa fruta prende o intestino é a presença de taninos. Essa substância absorve o excesso de água no intestino, o que, em um intestino saudável, pode causar mais lentidão.

Goiaba

A  goiaba é uma fruta que contém altos níveis de fibra insolúvel, o que significa que é difícil de digerir e pode causar constipação e dores abdominais.

Comer grandes quantidades pode causar problemas como gases, distensão abdominal e até mesmo prisão de ventre.

Também é importante lembrar que a goiaba não deve ser consumida quando estiver muito madura, já que seu elevado teor de açúcares pode agravar o problema.

Uma solução é comê-la misturada a líquidos, o que facilitará a digestão.

Jabuticaba

A jabuticaba é uma fruta excelente para a saúde, mas também pode causar problemas intestinais se consumida em excesso. Ela contém muita fibra, o que pode causar sintomas como gases, dores abdominais e prisão de ventre.

Banana verde

De todas as frutas que prendem o intestino, a banana verde é a mais perigosa.

Se consumida quando muito madura, a banana verde oferece grande quantidade de carboidratos, com os quais o corpo tem dificuldade de lidar, o que pode trazer problemas digestivos.

A fruta também contém fibras insolúveis que podem aumentar os problemas intestinais ao impedir que os nutrientes sejam absorvidos adequadamente pelo organismo.

Não pense que essa fruta é uma grande vilã. Em casos de diarreia, ela é vital para controlar as evacuações e a perda de nutrientes, muito em parte por ser rica em potássio, mineral que mantém funções básicas do organismo e que é muito perdido durante essas crises.

Outros alimentos que prendem o intestino

Alguns alimentos prendem o intestino por possuírem baixa quantidade de água e fibra, desacelerando o movimento intestinal.

Isso faz com que a água seja absorvida pelo intestino, deixando os resíduos mais duros e difíceis de ser eliminados.

Cenoura

As cenouras são ricas em fibra solúvel, mas também possuem outros nutrientes e substâncias que contribuem para a prisão de ventre, como o ácido oxálico, que inibe o movimento do intestino impedindo a absorção de água e deixando os resíduos mais duros.

Açúcar refinado 

A ingestão de grandes quantidades de açúcar refinado pode desacelerar o movimento intestinal. O açúcar é absorvido rapidamente pelo intestino e não fornece nenhum nutriente que possa ajudar na digestão.

Alimentos processados 

Alimentos processados, como bolinhos, salgadinhos, biscoitos e outras iguarias industrializadas, costumam conter altos níveis de açúcares refinados e gorduras saturadas. Isso significa que eles não possuem fibras necessárias para promover um bom movimento intestinal.

Refrigerantes 

Refrigerantes contém grandes quantidades de açúcar, o que pode causar prisão de ventre. A cafeína presente nestas bebidas também pode impedir o movimento intestinal.

Como se prevenir?

Uma maneira de evitar a prisão de ventre é comer essas frutas com moderação, pois consumi-las em excesso pode levar ao desconforto. Mas nem pensar em tirar as frutas da sua dieta, viu?

Isso porque consumir fibras da maneira correta é um dos principais passos para regular o intestino. Coloque no seu cardápio também cereais, frutas, legumes e verduras.

Outra dica é reforçar a ingestão de água. Isso porque, com o organismo mais hidratado, as fezes se tornarão mais macias, o que facilitará o transito fecal e também a evacuação.

Alguns hábitos podem ajudar a prevenir a prisão de ventre 

Em primeiro lugar, é importante se policiar para comer apenas frutas maduras e digestíveis. Se a fruta estiver muito madura, descarte-a.

Além disso, não coma frutas em excesso. Uma boa sugestão é limitar a quantidade de frutas a 200 gramas por dia.

Outras dicas são:

Ingerir alimentos ricos em fibras: a fibra ajuda a aumentar o volume de resíduos, facilitando a passagem dos alimentos pelo intestino. Inclua alimentos ricos em fibra como frutas, vegetais, grãos integrais e feijões.

Beba bastante líquido: mantenha o seu corpo bem hidratado para ajudar na digestão. Beba muita água durante o dia, pelo menos 2 litros.

Exercite-se com regularidade: realizar atividades físicas regulares auxilia no movimento intestinal, pois a contração do músculo abdominal pode estimular o movimento dos alimentos.

Com quem devo me consultar? 

Caso sua prisão de ventre ou diarreia seja persistente, o ideal é que você procure um especialista em gastroenterologia. Esse é o ramo da medicina que se concentra nos órgãos digestivos.

Ela cuida de várias condições relacionadas ao trato digestivo, como doenças inflamatórias, intestinais, hepáticas, úlceras e câncer. Diagnósticos feitos por essa área podem usar equipamentos como a endoscopoia e a ultrassonografia.

Se você tem algum desconforto no trato digestivo, então um médico gastroenterologista deve ser consultado para ajudar no diagnóstico. Para mais conteúdos sobre nossa editoria sobre saúde, continue acompanhando os materiais de nossa editoria.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress