Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Conheça uma das regiões com mais novas farmácias no Brasil

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

novas farmácias no Brasil
Foto: Canva

A região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo, é uma das que mais reúne novas farmácias no Brasil. As informações são da A Gazeta.

Apesar de o setor estar em crescimento desde 2013, o ano passado registrou a maior aceleração. Nos 365 dias do ano passado, 399 novos PDVs foram abertos, média de 1,09 por dia.

E não pense que o varejo farmacêutico já “esfriou”. Até o último dia 15 de agosto (226 dias de 2023), 240 farmácias foram abertas, uma média pouco inferior à do ano passado: 1,06.

Ao todo, a região da Grande Vitória reúne 1.873 farmácias, de acordo com dados da Junta Comercial do Espírito Santo.

Uma das regiões com mais novas farmácias no Brasil cresceu 81% em cinco anos

Drogaria, farmácia, chame como quiser. Fato é que o mercado farmacêutico capixaba vive um bom momento já há alguns anos. De 2018 para cá, o total de PDVs na região metropolitana de Vitória, capital do estado, cresceu 81%.

Além de oportunidade para os empreendedores, o setor também tem se mostrado um espaço fértil para solidificar os negócios. Enquanto em 2018 99 lojas baixaram as portas, em 2022, apenas 78 encerraram suas atividades.

Por que os ventos são tão bons?

Várias são as possíveis explicações para um mercado tão aquecido. Desde o crescimento massivo das redes, passando pelo uso de dados e terminando em um atendimento próximo e personalizado.

Além disso, os serviços farmacêuticos, unidos a um mix mais completo, têm atraído mais consumidores para os PDVs. Para Felipe Damasceno, economista e professor da Fucape, a localização das farmácias também tem sido um ponto chave.

“As esquinas acabam sendo a escolha porque é local de mais evidência e as redes nesses locais acabam se fazendo perceber e são lembradas pelos clientes”, analisa.

Uso de dados também serve de impulso

O uso correto dos dados, seja nas grandes redes ou nas bandeiras associativistas, é a resposta para o sucesso. Isso é o que apontam especialistas quando perguntados sobre como o varejo farmacêutico segue em crescimento, mesmo com mais de 90 mil lojas a nível nacional.

Para Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, os dados agilizam a maturação de uma drogaria. “Hoje abrimos lojas com muito mais eficácia. Uma loja de rede já nasce madura”, explica.

Mas não basta ter acesso aos dados, é necessário ter “eficiência” em sua mineração, aconselha Samuel Pires, diretor-executivo do Grupo Total.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress