Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Conheça mais sobre a acupuntura

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

acupuntura

A acupuntura é um tratamento com agulhas em pontos específicos do corpo, agindo na correção de irregularidades de energia no organismo. Seu conceito é fundamentado da medicina tradicional chinesa, em que o desequilíbrio é o foco do desenvolvimento.

Pelos princípios da acupuntura, os tratamentos poderiam ser utilizados em muitas doenças, porém, ainda não são tantas as áreas que essa medicina integrativa abrange. Nessa matéria você entenderá o que é a acupuntura, para que ela serve, seus tipos e muito mais.

Para que serve a acupuntura?

Veja alguns casos em que o tratamento com a acupuntura é indicado para acompanhamento.

  • Osteoartrite;
  • Fibromialgia;
  • Dores no joelho, lombar e pescoço;
  • Dor de dente;
  • Enxaqueca;
  • Náuseas e vômitos após cirurgia ou quimioterapia.

Acredita-se que a acupuntura pode auxiliar em alergias, doenças psíquicas, obesidade e para combater vícios como o tabagismo. Porém, atualmente seriam necessários mais estudos para este avanço.

Lembrando que qualquer um pode receber acupuntura, já que as técnicas são utilizadas também para melhorar o bem-estar, e não somente para tratamentos.

Como é feito o tratamento?

De acordo com os sintomas e os locais que serão tratados, são aplicadas agulhas descartáveis e finas em diferentes lugares da pele para auxílio no tratamento. Por conta do tamanho pequeno das agulhas, não é necessário o uso de anestesia e as dores são bem leves.

O tratamento pode ser feito por um acupunturista, que é um médico, naturólogo, terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta. Tem duração de 20 a 40 minutos com a pessoa deitada em uma maca, e após isso as agulhas são retiradas sem dores.

Os pontos específicos são denominados meridianos. O acupunturista tem como base 12 deles pelo corpo, relacionados a órgãos como pulmão, bexiga, baço, vesícula e intestino. As regiões dos pés e das orelhas contam com diversos meridianos, e são locais que podem ser bem explorados.

Tipos de acupuntura

  • Tradicional

É o tratamento mais comum, é feito da forma como explicado acima: agulhas finas em pontos específicos que necessitam do uso. Dura cerca de 20 minutos.

  • Escalpo

Essa forma se trata da acupuntura da cabeça, onde a aplicação das agulhas não é feita pelo resto do corpo, mas sim em áreas específicas da cabeça.

  • Auricular

A auriculoterapia é a área da acupuntura que se equivale ao tratamento nas orelhas. As agulhas são aplicadas em pontos específicos locais, visando o equilíbrio da necessidade.

É utilizado um aparelho que liga eletricidade às agulhas, gerando estímulos nos locais específicos do corpo que foi injetado.

  • Moxabustão

Essa técnica é baseada no uso do calor em certos pontos do corpo. Também aplicado na pele, o estímulo é gerado através de um bastão com ervas especiais queimadas, como a Artemísia.

Riscos da acupuntura

São poucos os possíveis riscos que os tratamentos com acupuntura oferecem. Porém, é necessário ficar alerta para algumas condições.

O uso de anticoagulantes ou ter sintomas que levam risco de sangramento devem consultar um médico antes de fazer. Doenças de pele e neutropenia também são motivos que recomendam não realizar a acupuntura. Em casos de doenças breves, como gripe e febre, é interessante que espere a melhora até o tratamento.

Vale lembrar que sempre é bom consultar um profissional de saúde de confiança antes do tratamento.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress