Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Conheça os 6 sintomas do período fértil

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Período fértil

O período fértil é aquele momento em que os desejosos papais e mamães devem ficar atentos. Durante o mês, essa é exatamente a oportunidade em que a chance de engravidar é maior.

Essa é uma das fases do ciclo menstrual, ou seja, acontece mensalmente. Em geral, a primeira ovulação acontece de dez a 14 dias depois da primeira menstruação e segue acontecendo até a menopausa.

Sua duração comum é de seis dias. Como com todas as alterações que acontecem em nosso organismo, o período fértil também dá seus sinais e sintomas.

É importante conhece-los, tanto para os casais que querem ter filhos, quanto para aqueles que desejam evitar uma gravidez indesejada. Vale um adendo aqui: apesar de saber o momento da ovulação ser importante para evitar engravidar, o calendário menstrual não deve ser o único método contraceptivo utilizado.

Dentre os principais sintomas da ovulação estão:

  • Alterações emocionais
  • Aumento da libido
  • Aumento da temperatura corporal
  • Dor na parte de baixo do abdômen
  • Espinhas
  • Secreção vaginal transparente

Agora, vamos saber mais sobre cada um desses sintomas?

Sintomas do período fértil 

 

Alterações emocionais durante o período fértil

As alterações emocionais que ocorrem durante a ovulação são causadas pelas mudanças hormonais tradicionais desse momento. Com isso, é comum nessa fase que a mulher apresente variações de humor e irritabilidade.

Aumento da libido

Esse sintoma tem relação direta com a ovulação. O aumento dos níveis hormonais no organismo feminino faz com que ela se senta mais atraente e há um aumento de libido nessa fase.

Isso tem um porquê interessante. O organismo entende que está ovulando e que é o momento mais propício para a fecundação. Por isso, aumenta o desejo da mulher, para que a gravidez venha a ocorrer.

Aumento da temperatura corporal

Como o organismo está se preparando para a fecundação, é como se eles estivesse se “esforçando” mais. Por isso que, durante o período fértil, as mulheres podem notar um pequeno aumento na sua temperatura corporal.

O causador desse calor é a progesterona, hormônio que aumenta sua concentração com a liberação dos óvulos e causa um aumento na temperatura corporal que pode variar de 0,3 a 0,8 °C.

Dor na parte de baixo do abdômen

Esse é um dos sintomas mais frequentes durante a ovulação. Em algumas mulheres, esse incomodo pode até mesmo se assemelhar às cólicas menstruais, mas com a diferença de que são passageiros.

Espinhas

Mesmo fora da adolescência, durante o período fértil, as mulheres podem voltar a conviver com as espinhas. Isso porque, nessa fase, a oleosidade da pele aumenta, a tornando um território propício para elas, assim como para os cravos.

Secreção vaginal

A secreção típica da ovulação costuma ser transparente, algo similar a clara do ovo quando crua. Ela é um dos primeiros sinais desse período e é resultado direto da maior concentração do hormônio estradiol.

Esse hormônio aumenta a lubrificação do canal vaginal, o que facilita a entrada dos espermatozoides e, por consequência, aumenta as chances de uma gravidez.

Como calcular o período fértil?

Para início de conversa, você deve entender que o cálculo da ovulação não é uma ciência exata. Isso porque cada organismo possuis as suas particularidades e funciona em um ritmo diferente.

Em mulheres que tem um ciclo menstrual de 28 dias, é mais fácil determinar aqueles nos quais há maior fertilidade. Começamos guardando o primeiro dia da sua menstruação mais recente.

Com essa informação em mãos, conte 14 dias para frente. Por exemplo, se o primeiro dia de sua menstruação foi no dia 1, 14 dias depois será no dia 15 desse mesmo mês.

Agora, considere três dias antes (12) e três dias depois (18). Então seu período fértil nesse mês hipotético será entre os dias 12 e 18.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress