Com alto teor de fibras, vitaminas A e B, minerais como potássio e magnésio, além de carboidratos, a batata doce é um alimento rico nutricionalmente. Versátil, a raiz pode ser consumida na preparação de pratos como escondidinho, purê, pão, brownie e pão de queijo; apenas cozida; ou em formas de chips.
De acordo com o coordenador do curso de Nutrição do UNINASSAU — Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, Diego Ricardo, a batata doce é fonte de antioxidantes, que ajudam na proteção das células do corpo contra o envelhecimento precoce. “O potássio e o magnésio ajudam na prevenção de doenças, principalmente, diabetes, câncer e infarto. As fibras atuam na saúde do intestino, proporcionando o bom funcionamento”, explica.
Batata doce para ganho de massa
A batata doce também é uma aliada para quem deseja ganhar massa muscular, porque é uma excelente fonte de energia para quem pratica exercícios físicos. Além disso, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, pois contém betacaroteno e antocianinas, que ajudam na prevenção de gripes e resfriados.
“A raiz pode ser consumida com ou sem casca. Para ter um alimento mais saudável, é interessante preparar no forno, cozida ou até grelhada. Pode ser consumida no café da manhã ou no jantar. Em caso de pessoas diabéticas, o consumo dever ser feito com moderação e com acompanhamento de um profissional nutricionista”, finaliza.