Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Conheça os riscos da pílula do dia seguinte

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência. Se usada em até 72 horas, pode reduzir em até 75% a chance de engravidar

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência. Se usada em até 72 horas, pode reduzir em até 75% a chance de engravidar. Mas o medicamento apresenta alguns riscos, e seu uso indiscriminado não é recomendado pelos médicos.

Veja também: Pílula do dia seguinte: como usar e quais os principais benefícios

Várias são as maneiras das quais a pílula do dia seguinte age no organismo, o que depende do período do ciclo menstrual. O fármaco pode alterar o desenvolvimento dos folículos ovulatórios, retardar o transporte dos espermatozoides ou até aumentar a espessura do muco do colo uterino.

Siga nosso Instagram

Mas quais são os riscos?

Como a dose de hormônios presente na pílula do dia seguinte é alta, ela pode causar alguns sintomas, como náuseas, dor de cabeça, dor mamária e cólicas abdominais.

Raramente esses desconfortos apresentam forte intensidade, mas caso haja persistência, recomenda-se a consulta com um médico.

Outro ponto que deve ser levado em conta é que a pílula do dia seguinte é apenas um método contraceptivo, não protegendo contra eventuais doenças sexualmente transmissíveis.

Quando não usar a pílula?

Apesar de não haver histórico de riscos ao feto ou a mãe, a pílula do dia seguinte não é indicada para mulheres grávidas.

O medicamento também apresenta contraindicações para hipertensas, fumantes, mulheres com diabetes, doenças renais, hepáticas ou histórico de trombose. Mas segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mesmo nesses grupos os ricos são baixos, mas desde que haja assistência de um profissional de saúde.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress