Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor farmacêutico

Convenção da Rede Inova Drogarias gera R$ 35 milhões

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

CONVENÇÃO DA REDE INOVARede Inova Drogarias, farmácias associativistas, varejo farmacêutico
Os sócios Alan Fernandes e Lidiane Braga comemoram resultado quase três vezes superior ao da edição passada | Fotos: Márcia Queirós e Divulgação Rede Inova Drogarias

Márcia Queirós, especial para o Panorama Farmacêutico

A convenção da Rede Inova Drogarias provou mais uma vez a potência do grupo de farmácias associativistas, ao gerar transações da ordem de R$ 35 milhões. O Conexão IN registrou um movimento financeiro quase três vezes superior ao da edição passada e superou com folga as projeções iniciais de R$ 18 milhões, atraindo mais de 1.200 executivos ao Expominas (MG) entre os dias 17 e 19 de agosto.

“Durante a feira, Belo Horizonte ficou no radar das indústrias farmacêuticas. Mesmo as pequenas chegaram a vender R$ 300 mil em produtos”, celebra Alan Fernandes, CEO da rede que, ao lado da sócia Lidiane Braga, administra 643 farmácias licenciadas em 15 estados brasileiros.

Os 75 estandes da feira, 55 deles de indústrias, colocaram à mostra uma vasta diversidade de lançamentos, entre medicamentos, perfumaria, serviços e novas tecnologias. “A Rede Inova Drogarias é uma das principais representantes do associativismo dentro da Nestlé, com crescimento espetacular”, endossa Paulo Henrique Padroeiro, gerente de associativismo da fabricante. Gerente de contas da divisão de genéricos da Eurofarma, Alexandre Beltrão definiu o grupo como “grande parceiro”. “O evento é muito importante para fomentar o relacionamento mais próximo com o associado, diferente do dia a dia nas farmácias”, compara.

A gerente de contas da Medley, Elis Ferreira Oliveira, destacou a grande representatividade da Inova na Febrafar. “Estamos investindo no mercado de associativismo neste ano, o que tornou o Conexão IN ainda mais representativo na nossa estratégia de expansão”, declara. “Por meio do apoio da rede, conseguimos levar nosso portfólio para todo o território nacional”, ressalta o supervisor de OL do Aché, Juscelino Luiz do Carmo.

Convenção da Rede Inova Drogarias debateu gestão e avanço tecnológico

Além de facilitar o networking e estimular negócios, a convenção da Rede Inova Drogarias teve uma concorrida grade de palestras sobre mercado, gestão e avanço tecnológico. Uma das mais disputadas foi a de Luís Pacheco, diretor associado de relacionamento com parceiros estratégicos da IQVIA, que revelou números exponenciais da operação da varejista.

Segundo a consultoria, a rede associativista mineira registrou, na comparação com três anos atrás, crescimento de 16% – índice acima da média de expansão do varejo farmacêutico nacional, que foi de 11%. A companhia consolidou-se como a segunda maior no associativismo em volume de vendas, com média de R$ 160 mil de faturamento por loja. Os medicamentos representam 55% das vendas, maior que o de todo o setor no país, que é de 52%. “O crescimento tem os genéricos como principais motores, mas a cesta de higiene vem apresentando incremento percentual considerável e já perfaz 25% das vendas. A Inova cresceu em todas as categorias”, acrescenta.

O segmento de HPC, aliás, mereceu um capítulo à parte na apresentação do consultor especialista no varejo farmacêutico, Roberto Chierici. “Treinamento intensivo da equipe e disposição atrativa desse mix nos salões da farmácia são essenciais para aumentar a rentabilidade dessa categoria, que também tem o poder de agregar valor à experiência do cliente no PDV”, admite.

Cauê Nascimento, diretor executivo do Grupo NC; e Edison Tamascia, presidente da Febrafar, dividiram com Alan Fernandes o palco de um debate sobre as oportunidades e desafios setoriais. Os três foram unânimes em destacar a importância de os lojistas estabelecerem parcerias ainda mais sólidas com a indústria farmacêutica, analisar dados para tomada de decisões e usar tecnologias para agilizar processos como a cotação de preços. A agenda ainda contemplou palestras sobre planejamento tributário, impacto da gestão de categorias e pontos extras, proteção de dados na era da inteligência artificial.

Inspirações

Primeiro homem a atravessar a porção sul do Oceano Atlântico em um barco a remo, o escritor e navegador Amyr Klink arrancou aplausos ao narrar sua trajetória ao dar volta ao mundo pelos mares, saga que exigiu disciplina, coragem, persistência, trabalho em equipe e amor ao que faz. Habilidades, segundo ele, essenciais também para quem se dedica a empreender. “Importante não é quantas lojas você tem, quantos milhões você ganha. O que fica é a história que a gente escreve. Tenho amigos com muito dinheiro, mas quando se sentam ao pé da cama com os filhos não têm história para contar. Têm de que comprar. Espero que vocês façam grandes histórias com a Inova”, disse Klink. Durante a convenção, a rede sorteou R$ 100 mil em prêmios. O encontro terminou em clima de alegria e descontração com show do músico Wilson Sideral.

Participação massiva do varejo farmacêutico

Um dos diferenciais da convenção deste ano foi a participação de não licenciados à rede, o que garantiu uma adesão total de 700 CNPJs, considerando também as farmácias associadas. “Foi muito valiosa a oportunidade de conhecer melhor a trajetória da rede e o modelo de negócios”, comenta Andrelaine Mendes, proprietária da Drogaria Família no município de Barroso (MG).

Licenciada há dez anos, Daiane Deglesposte, dona da farmácia Inova Novo Horizonte, viajou mais de 500 quilômetros de Serra (ES) para participar do Conexão IN. “A convenção nos atualiza e nos aproxima do mercado. A Inova é fundamental para a sobrevivência da minha empresa. Aumentamos o faturamento e estamos sempre preparados para enfrentar a concorrência”, comemora.

“O evento evolui a cada edição, permitindo uma interação efetiva com a indústria e somando conhecimentos ao setor”, elogia Smaley Correia, que comanda a Inova Curvelo (MG) e se prepara para abrir a primeira filial quatro anos após unir forças com o grupo. “Antes dessa adesão, nossa média mensal de faturamento não ultrapassava R$ 60 mil. Hoje alcançamos R$ 380 mil”, orgulha-se.

REDE INOVA DROGARIAS
Fundação: 2011
Número de lojas licenciadas: 643 em 450 municípios de 15 estados
Faturamento anual: R$ 1 bilhão
Número de colaboradores: 65
Composição do ecossistema:
Securitizadora
 – Distribuidora no hub de Porto Seco Sul de Minas, com 120 SKUs e estrutura para absorver demandas das farmácias por produtos
 – Universidade corporativa para levar conhecimentos sobre gestão, liderança e tecnologia aos empreendedores licenciados

 

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!