Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor farmacêutico

Convenção Soma movimenta recorde de R$ 9,5 milhões

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Convenção Soma
Fotos: Divulgação Soma e Raquel Santiago

* Raquel Santiago, especial para o Panorama Farmacêutico

A Convenção Soma ratificou a força e o prestígio da rede mineira de farmácias associativistas, que ingressou no seleto clube das empresas bilionárias do setor. Mais de 1,6 mil executivos, entre empreendedores afiliados, representantes da indústria e da distribuição, ocuparam as dependências do Expominas (Belo Horizonte-MG) nos dias 23 e 24 de agosto. A audiência recorde foi decisiva para assegurar a expressiva movimentação de R$ 9,5 milhões em volume de negócios.

A escolha da capital mineira para receber o evento, a exemplo do que ocorreu na última edição em 2022, mais uma vez foi determinante para atrair parceiros estratégicos. O número de expositores mais que dobrou, passando de 34 para 80, com uma ampla gama de categorias, incluindo medicamentos, perfumarias, provedores de softwares e serviços.

“O resultado superou todas as expectativas, com expositores e associados 100% satisfeitos. Pudemos, inclusive, estender por 12 horas a feira de negócios, conjugada com uma programação de palestras que enriqueceu o intercâmbio de conhecimentos”, exalta o CEO Paulo Henrique Ribeiro.

O sucesso de público reflete um trabalho que resultou no avanço de 87% no faturamento em cinco anos e na captação de novos associados. Em relação a 2022, o número de farmácias que converteram bandeira ao grupo saltou de 700 para 850.

graficos panorama farmaceutico 129856458734205892340
* Fontes: IQVIA e Soma Drogarias ** Projeção

Um dos alicerces dessa expansão foi a estratégia de ganhar terreno no mercado de São Paulo, onde a rede já contabiliza mais de 100 PDVs. A Drogamed, de Osasco, foi uma das farmácias que uniu forças à Soma em 2023 e estreou na convenção. “Tivemos acesso a oportunidades de compra que só foram possíveis com o acolhimento e o suporte técnico do grupo. Venho recomendando a Soma para muitos empreendedores independentes no estado”, ressalta o sócio-administrador Carlos Eduardo Rigo.

Veterana em convenção, a Drogaria Alcântara, da cidade mineira de Carbonita, integra a rede há 11 anos. “A cada edição detectamos o amadurecimento do associativismo na relação com os fornecedores, viabilizando negociações com preços realmente mais vantajosos. Quando conheci o Paulo Henrique, havia acabado de comprar a farmácia e a encontrei estagnada. Com a Soma, a transformamos em referência na região”, celebra o proprietário Alcides Adirley de Jesus.

32345768 graficos panorama farmaceutico
* Fonte: Soma Drogarias

Convenção Soma atrai novos negócios com genéricos

As grandes indústrias farmacêuticas valorizaram a Convenção Soma ao possibilitar o estreitamento de elos com o setor, inclusive distribuidoras regionais. “A parceria com a Soma vem marcando uma nova fase para a companhia, com foco principalmente na nossa linha de genéricos”, destaca Caio Cipriano, gerente nacional de vendas do Aché.

O mercado de genéricos também deu o tom à participação da EMS na feira. “A estrutura disponibilizada pela Soma para estimular novos negócios é impecável, solidificando nossa parceria com o associativismo”, comenta Marcony Filho, gerente distrital da farmacêutica.

Programação de palestras abre espaço a novas tendências

A apresentação inaugural de Paulo Henrique Ribeiro, com projeções sobre o futuro do varejo farmacêutico, revelou de cara o compromisso da rede em debater novas tendências. Já Daniel Trevenzoli, coordenador de princig e consultoria da varejista, ressaltou o sucesso de operações como a marca própria. A Soma reúne atualmente mais de 130 SKUs dessa categoria, que já representa 1,3% no faturamento total da rede. Em 2025, a previsão é chegar a 300 SKUs. “Mais do que uma linha de produtos, é uma estratégia obrigatória para a farmácia”, apontou

Para o professor Claudio Santos, CEO da HS&E Consulting e um dos palestrantes, a ciência de dados é o caminho para o segmento fortalecer suas operações. “Trata-se de uma nova era do varejo, em que o conceito de big data é o recurso natural do século 21”, acredita.

Atração mais concorrida da convenção, o historiador, professor e escritor Leandro Karnal mencionou a capacidade de adaptação como principal trunfo das farmácias brasileiras. “Essa qualidade é mais determinante do que a força do negócio e a capilaridade para a sobrevivência das empresas”, analisa.

Sorteios de R$ 120 mil em prêmios para as farmácias e shows de Leoni e Davi Ferraz complementaram a programação, definida como uma mudança de mindset por Paulo Henrique Ribeiro. “Ninguém sai da convenção da mesma forma que chegou. Os proprietários de farmácias (se desenvolvem ainda mais como) verdadeiros empreendedores, assimilando lições que podem implementar em suas lojas no dia seguinte”, finaliza.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!