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Coronavírus: a relação da P&G com o consumidor durante a crise que colocou higiene e limpeza no centro da rotina

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A conversa frente a frente com o consumidor, seja na sua casa ou no ponto de venda, era a forma que o time de Inteligência de Mercado da P&G tinha para identificar comportamento de compras, hábitos de consumo, preferências e tendências em produtos de limpeza, higiene pessoal e beleza, principal negócio da multinacional norte-americana. Pelo menos era até março de 2020, quando a pandemia chegou ao Brasil e impôs o distanciamento social de boa parte da população e levou à digitalização das atividades, especialmente as compras no varejo.

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A conversa com os consumidores também migrou para o ambiente virtual e as entrevistas de pesquisa com os consumidores passaram a ser por plataformas de videochamada. Além disso, as redes sociais e o e-commerce se tornaram campo fértil para a captura e análises de dados. Não que isso não ocorresse anteriormente, mas a pandemia acabou acelerando esse formato como protagonista em pesquisa de consumo, diz Marcos Bauer, diretor de Inteligência de Mercado da empresa.

Uma mudança que acabou sendo vantajosa, como conta Marcos no NegNews desta quarta-feira (17). “Abriu um mundo de possibilidades. É um prato cheio para quem é criativo. Se no passado ficávamos presos a uma prancheta, hoje temos inúmeras startups, empresas e ideias para captura de informação de compra e comportamento”.

Com o Brasil sendo o 3º maior mercado de higiene e beleza, Marcos detalha as mudanças de comportamento identificadas por sua área na P&G. Uma das novidades foi sobre o banho, sempre muito valorizado pelos brasileiros e que, com a pandemia, passou a ser não apenas uma rotina de higiene, mas um momento de bem-estar. “O salão de beleza foi para dentro de casa”, aponta o executivo. Ele diz que produtos para tratamento capilar, por exemplo, tiveram destaque no período, o que rendeu até mesmo a criação de um canal de comunicação da empresa com o consumidor voltado aos cuidados com os cabelos.

Outra mudança foi o aumento da demanda por produtos em embalagens maiores, uma forma de evitar sair de casa mais vezes para as compras. A empresa ajudou seus clientes até mesmo a organizar Chá de Fraldas em tempos de distanciamento social.

Fonte: Época Negócios

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/03/16/farmacias-sao-joao-alcancam-a-marca-de-800-lojas/

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