Pesquisadores desenvolvem cortina de ar que inativa vírus da covid-19
Ideia é que dispositivo possa substituir o uso de proteção de acrílico quando não é possível manter distância.

Ideia é que dispositivo possa substituir o uso de proteção de acrílico quando não é possível manter distância.
Devido ao risco de contaminação pela covid-19, muitos estabelecimentos passaram a utilizar uma proteção de acrílico para proteger trabalhadores e clientes. Mas agora, pesquisadores da Universidade de Nagoya desenvolveram uma forma mais eficaz de evitar a contaminação quando não há como manter distância. Eles criaram uma cortina de ar que inativa vírus da Covid-19, do tamanho de um desktop com LEDs.
A novidade funciona assim: uma cortina de ar bloqueia o ar exalado mesmo quando alguém passa o braço por ela. Depois, a irradiação ultravioleta destrói a camada externa das partículas do vírus. Em laboratório, essa combinação de tecnologias inativou 99,9% das partículas da covid-19.
O dispositivo também tem como vantagem precisar de menos manutenção, já que usa LED em vez de um filtro.
A tecnologia foi desenvolvida pelo professor Tomomi Uchiyama, o ganhador do Prêmio Nobel de Física Hiroshi Amano e o professor Tetsuya Yagi da Escola de Pós-Graduação em Medicina.
Fonte: Correio Braziliense
Graduado em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip), atua na produção diária de notícias e dos conteúdos das seções temáticas do portal
César Ferro possui 2635 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente
Este site utiliza cookies 🍪 para oferecer uma melhor experiência de navegação e leitura. Você pode revisar e ajustar suas preferências a qualquer momento acessando nossa política de privacidade.